Temperatura em declínio acentuado

Segunda-feira (17/07):

Tempo: instável com chuva fraca e mal distribuída em SC. Melhorando em algumas áreas no decorrer da noite.

Temperatura: em declínio acentuado em todo o Estado, com o avanço de uma intensa massa de ar frio de origem polar. A mínima ocorre à noite. Há previsão de neve, nas partes altas de SC, especialmente no Planalto Sul, entre à tarde e noite, devido à elevada umidade do ar e temperatura baixa (ver Aviso Meteorológico).

Vento: sudoeste a sul, moderado com rajadas de 50 a 70 km/h, aumentando a sensação de frio.

Sistema: Frente fria em deslocamento por SC e chegada de uma alta pressão (massa de frio polar).

 

Terça-feira (18/07):

Tempo: No início da madrugada com chuva fraca isolada, diminuindo gradativamente já na madrugada nas áreas altas do Estado. Há uma pequena chance de neve, nas partes altas de SC, no início da madrugada. (ver Aviso Meteorológico).

Nas demais áreas presença de céu com poucas nuvens no decorrer da manhã.

Temperatura: declínio acentuado em todo o Estado, devido á intensa massa de ar frio de origem polar. A mínima volta a ser na madrugada, com valores negativos na maior parte de SC. Condições de geada nas áreas altas no período noturno.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas de 40 a 50 km/h, diminuindo gradativamente no decorrer do dia.

Sistema: a alta pressão predomina (massa de frio polar).

 

Quarta, quinta e sexta-feira (19, 20 e 21/07):

Tempo: massa de ar seco e frio deixa o tempo estável e ensolarado em SC.

Temperatura: baixa em todo o Estado. Mínima negativa com geada ampla nas áreas altas do Oeste aos Planaltos e nas partes altas da Grande Florianópolis Serrana; com geada isolada no Alto e Médio Vale do Itajaí e Litoral catarinense.

Vento: sudeste a nordeste, fraco.

 

TENDÊNCIA de 22 a 31 de julho de 2017

Período com tempo seco em SC, em boa parte dos dias, mantendo-se o predomínio de sol e a ausência de chuva no Estado. A partir do dia 22/07, a temperatura volta a subir gradativamente com o deslocamento da massa de ar frio para o oceano. Em geral, as frentes frias estarão se deslocando na altura do Uruguai e RS durante o período, trazendo chuva para essas regiões e com pouca influência em SC.

Clóvis Corrêa – Meteorologista

Pin It