Ar úmido e predomínio de nuvens em SC

Quinta-feira (23/03):

Tempo: instável com predomínio de nuvens e aberturas de sol em SC. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte chuva ocasional, alternando com períodos de melhoria no decorrer do dia. Do Oeste ao Litoral Sul do Estado, pancadas isoladas de chuva, no período da tarde e noite.

Temperatura: em elevação, mais alta no Oeste e Litoral Sul.

Vento: nordeste, fraco a moderado.

Sistema: alta pressão no oceano, favorecendo o transporte de umidade do mar para o leste de SC. Cavado (área alongada de baixa pressão) e a corrente de jato em altos níveis (ventos fortes) influenciando todo o Estado.

 

Sexta-feira (24/03):

Tempo: permanece instável com predomínio de nuvens e chuva ocasional no Litoral e Vale do Itajaí, alternando com períodos de melhoria. Nas demais regiões, sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva, no período da tarde e noite.

Temperatura: em elevação, mais alta no Oeste.

Vento: nordeste a sul, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: sistema de baixa pressão no litoral do RS e corrente de jato em altos níveis (ventos fortes) influenciando SC.

 

Sábado (25/03):

Tempo: mais seco com sol e algumas nuvens em SC, com chuva fraca no início e fim do dia, no Litoral e Norte do Estado.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste a sul fraco a moderado.

 

Domingo e segunda-feira (26 e 27/03):

Tempo: mais seco com sol e poucas nuvens em boa parte de SC. Condições de chuva fraca apenas na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, especialmente no período noturno, devido a circulação marítima.

Temperatura: mais elevada.

Vento: nordeste a leste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 28 de março a 07 de abril de 2017

 

No início do período, tempo mais seco com temperatura elevada em SC, sem chuva significativa. Entre os dias 31/03 e 01/04, a passagem de uma frente fria provoca chuva com volumes mais significativos no Estado. A partir do dia 02/04, temperatura em declínio com o avanço de uma massa de ar frio (sistema de alta pressão) pelo Sul do Brasil. O ar mais frio e seco mantém o tempo estável em SC, no restante da primeira semana de abril.

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

 

Gilsânia Cruz – Meteorologista

Pin It