Próximos dias com pancadas de chuva no Estado

O verão iniciou-se oficialmente às 8:44 h, desta quarta-feira.

Quarta-feira (21/12):

Tempo: maior parte do dia com muitas nuvens e chuva fraca pela manhã e na forma de pancadas entre a tarde e noite na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. Do Oeste ao Litoral Sul variação de nuvens, com mais aberturas no Oeste, e pancadas de chuva entre a tarde e noite.

Temperatura: elevada, principalmente no Oeste e no Litoral Sul, com sensação de ar abafado.

Vento: nordeste e noroeste, fraco a moderado.

Sistema: frente fria em deslocamento pelo Litoral de SC. A partir da tarde formação de nuvens carregadas (convecção) com precipitação de chuva, associadas ao calor e à alta umidade do ar.

Quinta-feira (22/12):

Tempo: sol e calor na maior parte do dia, com pancadas de chuva entre a tarde e noite, em todas as regiões de SC. Mais nebulosidade e chuva fraca na madrugada e início da manhã no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte.

Temperatura: alta, acima de 30°C na maioria das regiões.

Vento: nordeste e noroeste, fraco a moderado.

Sistema: Cavado (área alongada de baixa pressão) próximo ao litoral do PR e de SC, massa de ar quente e úmido favorecendo a convecção da tarde, nuvens carregadas, com pancadas de chuva associadas ao calor da tarde.

Sexta-feira a Domingo (23 a 25/12):

Tempo: dias típicos de verão com sol entre nuvens e pancadas de chuva com trovoadas à tarde e no inicio da noite.

Temperatura: alta, acima de 30°C na maioria das regiões.

Vento: nordeste a norte/noroeste, fraco a moderado. 

TENDÊNCIA de 26/12 de 2016 a 04/01 de 2017 

Os indicativos são de temperaturas elevadas e pancadas isoladas de chuva, principalmente nos períodos de tarde e início da noite, no dia 26/12.

Entre os dias 27 a 30/12 áreas de instabilidade associadas ao deslocamento de uma frente fria pelos Estados do Sul do Brasil, provocam chuva persistente com temporais isolados em SC.

Entre os dias 31/12 e 03/01 a temperatura fica amena no período noturno e agradável em boa parte do dia, especialmente do Planalto ao Litoral, com a chegada de uma massa de ar seco e fria. No dia 04/01 a instabilidade retorna com temperatura elevada e chuva no decorrer do dia em SC.

 

Marilene de Lima – Meteorologista

Pin It