Previsão de chuva e vento persiste até sábado em SC

A previsão do tempo para o fim desta sexta-feira (9) e sábado (10) indica chuva e vento em algumas regiões de Santa Catarina. A Defesa Civil emitiu alerta de “Aviso” para esses dois dias. Isso significa maior possibilidade de acontecer o evento climático.

A previsão emitida pela Epagri/ Ciram mostra para a noite desta sexta-feira, pancadas de chuva moderada a forte até no sábado. Segundo o órgão, o acúmulo de chuva previsto é até 70 mm em média, especialmente no Oeste e Norte de SC. Nessas regiões, pode chover até 100 mm em pontos isolados e a velocidade do vento pode chegar até 60km/h.  Além da chuva forte, há condição para temporais isolados com raios.

O meteorologista da Epagri/Ciram, Erikson de Oliveria, explica que esses dias de instabilidade é devido a um sistema de baixa pressão que passa pelo Estado em direção ao oceano. “O sistema de baixa pressão são regiões onde há convergência de ventos e ocorrem nebulosidade e chuva”, explica.

O profissional diz que os ventos também devem mexer nas ondas do mar, com picos de até 2 metros. Porém, o meteorologista já antecipa que os ventos e a chuva serão menos intensos do fim de semana passado. O tempo melhora a partir da noite de sábado e o domingo (11) deve ser de calor.

 

Recomendações da Defesa Civil SC

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro é o melhor local durante uma tempestade!

Inundações/Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Pin It