Previsão de chuva e nebulosidade em Santa Catarina nesta quarta

A quarta-feira (13) tem previsão de tempo instável em Santa Catarina. De acordo com a Central de Meteorologia da RBS, dia tem chance de chuva a qualquer hora em algumas regiões do estado. As temperaturas ficam entre 17 e 19ºC. No Oeste sobem mais e podem chegar aos 24ºC.

“Teremos um dia com condições diferentes pelas regiões do estado. No Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis o dia será nublado com chance de chuva a qualquer hora sendo que na região da capital boa parte do dia tem só nebulosidade”, afirma o meteorologista Leandro Puchalski.

Isoladamente podem ocorrer temporais, sobretudo nas cidades próximas ao Paraná. Nas outras regiões, o dia também terá muitas nuvens e até com chance de chuva, só que mais à tarde porque intercala com maiores aberturas de sol. No Sul, o tempo fica um pouco mais “fechado”. As regiões com maior chance de chuva são Norte e Oeste.

Quinta-feira
“A quinta (14) começa com muitas nuvens e chance de chuva a qualquer hora em todas as regiões, mas em boa parte das cidades a instabilidade é mais de manhã. Ao longo do dia vamos tendo aberturas de sol já que as nuvens carregadas vão em direção ao Rio Grande do Sul, onde deverão dar início a formação de uma frente fria”, diz Puchalski.

Chuva causa prejuízos para mais de 9 mil pessoas em 21 cidades do Paraná

Queda de granizo foi registrada durante a madrugada desta quarta em Telêmaco Borba (Foto: Adriana Rodrigues de Sá/Arquivo pessoal )

Queda de granizo foi registrada durante a madrugada desta quarta em Telêmaco Borba (Foto: Adriana Rodrigues de Sá/Arquivo pessoal )

A chuva forte que cai sobre o Paraná desde a tarde de terça-feira (12) atingiu 9.826 moradores em 21 municípíos do estado, segundo um boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado às 8h desta quarta-feira (13). A maior parte das ocorrências foi de destelhamentos por conta da queda de granizo e ventos fortes, além de alagamentos. Três pessoas ficaram feridas e oito estão desabrigadas.

O município mais atingido foi Salto do Lontra, na região sudoeste, com 3,2 mil moradores atingidos. Cerca de 800 residências foram danificadas na cidade.

O boletim apontou ainda que 33 pessoas ficaram desalojadas por causa da tempestade e que 26 ainda não conseguiram voltar para casa. Eles estão abrigados na casa de parentes, amigos e em abrigos públicos. O número de casas danificadas nas 21 cidades é de 2.067. Uma delas ficou totalmente destruída.

Na região sudoeste, em Telêmaco Borba, a leitora Adriana Rodrigues de Sá registrou granizo durante a madrugada desta quarta. “Foi um susto enorme. Acordei com o barulho das pedras de gelo”, conta.

Segundo o Instituto Meteorológico Simepar, choveu 58 milímetros em Curitiba entre a tarde de terça e madrugada desta quarta. O índice representa 65% do esperado para todo o mês de julho.

Sem luz
A chuva também afetou a rede elétrica e deixou milhares de moradores sem luz em todo o estado. Segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel), até as 8h40 pelo menos 25 mil unidades consumidoras estavam sem o fornecimento de energia. As regiões mais prejudicadas são centro-sul, leste e oeste.

Cerca de 400 técnicos da companhia atuam para resolver o problema. Contudo, não há previsão para a normalização do serviço.

Tempestade de granizo
A chuva de granizo que atingiu o Paraná na tarde de terça deixou vários municípios em alerta e ruas completamente tomadas por pedras de gelo — principalmente nas regiões dos Campos Gerais, central e Metropolitana de Curitiba (RMC).

Em Ponta Grossa, a queda de um barracão na Avenida Continental, no Distrito Industrial, deixou feridos. Durante a tarde, vítimas ainda estavam nos escombros, segundo o Corpo de Bombeiros. Em outro ponto da cidade, um caminhão tombou com a força do vento.

Em Curitiba, nove bairros registraram a ocorrência de granizo na terça-feira: Tatuquara, Portão, Santa Felicidade, Batel, Xaxim, Boqueirão, CIC, Bairro Novo e Centro.

Em Cascavel, uma árvore caiu em um carro. O motorista não ficou ferido. (Foto: Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná)

Em Cascavel, uma árvore caiu em um carro. O motorista não ficou ferido. (Foto: Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná)

Confira as cidades atingidas pela chuva
Bela Vista da Coroba
Boa Vista da Aparecida
Capitão Leônidas Marques
Cascavel
Curitiba
Fazenda Rio Grande
Guaraniaçu
Guarapuava
Imbituva
Lapa
Morretes
Nova Aurora
Pérola do Oeste
Ponta Grossa
Prudentópolis
Salto do Lontra
Santa Izabel do Oeste
Santa Maria do Oeste
São José dos Pinhais
Telêmaco Borba
Toledo

Pin It