Persiste condição de temporais isolados em SC nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira(9), há condição de temporais isolados, raios, rajadas de vento e granizo, especialmente no Oeste e Norte de SC. Conforme os meteorologistas da Epagri/Ciram, pode chover em média até 50 mm nessas regiões. No restante do Estado, chove menos.

Nas últimas 24 horas (até às 18h de quinta, 8) o maior acúmulo de chuva foi em Garuva, com 40 mm. Grão Pará choveu 24 mm, Mondaí 36 mm e São Bento do Sul 18mm. Nas demais regiões os registros foram menores. Os dados são das estações pluviométricas do Cemaden.

Orientações da secretaria de Estado da Defesa Civil:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade.

Alagamentos: evite o contato com as águas e não dirija em lugares alagados. Não transite em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Pin It