Granizo atinge cidades do Oeste de Santa Catarina na noite de quinta-feira

granizook

Ao menos cinco cidades do Oeste de Santa Catarina registraram granizo na noite de quinta-feira (14). Em Peritiba, as pedras de gelo sobre gramados e asfaltos chamaram atenção dos moradores.

A coordenadoria Regional de Defesa Civil informou que um granizo fino atingiu a região por volta das 22h, mas não foi informada sobre residências danificadas.

Granizo ficou depositado sobre o asfalto em Peritiba (Foto: Marcelo Santos/Divulgação)

Segundo a RBS TV, além de Peritiba, Alto Bela Vista, Capinzal, Ouro e Lacerdópolis também registraram o fenômeno.

Na manhã desta sexta-feira (15), o coordenador de Defesa Civil Adair José Flâmia fará uma avaliação de áreas atingidas para verificar a necessidade de estratégias para amenizar as consequências.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Capinzal, apesar da chuva de pedra que caiu na cidade durante a tarde e à noite, nenhuma ocorrência relacionada a danos ocasionados pelo fenômeno foi atendida pela guarnição.

A semana termina sem mudanças no tempo e a sexta-feira (15) deve ser chuvosa em Santa Catarina. Conforme a Central de Meteorologia da RBS, as temperaturas continuam amenas.

“A sexta vai ser um dia com muitas nuvens e chuva a qualquer momento, mas que permite períodos de melhoria pela manhã”, afirma a técnica em meteorologia, Bianca Souza.

Ao longo do dia, as nuvens continuam presentes no estado, devido a uma frente fria que se forma no Rio Grande do Sul e avançará por Santa Catarina, podendo chover forte, principalmente nas cidades mais próximas ao estado gaúcho.

À tarde, as temperaturas ficam entre 21°C e 23°C nas cidades entre a Grande Florianópolis e o Norte, e um pouco mais ameno nas áreas ao centro do estado, com máxima de 18°C.

Negativas e geada no fim de semana
A massa de ar frio que avança sobre Santa Catarina provocará queda nas temperaturas durante o fim de semana, podendo chegar a -6ºC em cidades da Serra. Há chance também de temporais isolados e geada.

Em cidades como Urupema, na Serra, pode haver formação de sincelo. Além dos serranos, os moradores do Oeste e do Norte também devem verificar geada até domingo.

G1SC

Pin It