Fim de semana com tempo instável e chuva em SC

Sexta-feira (02/12):

Tempo: manhã com mais nuvens e chuviscos isolados da Grande Florianópolis ao norte do Estado, e também no Planalto Sul. Nas demais regiões, o sol já aparece. No decorrer do dia, o sol aparece em todas as regiões. No entanto, para noite há previsão de pancadas de chuva com trovoadas no Oeste e Meio Oeste.

Temperatura: em elevação.

Vento: nordeste, com variação para leste no norte do Estado, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

Sistema: alta pressão no oceano, favorecendo entrada de umidade no leste de SC. No fim do dia, um sistema de baixa pressão influencia o Oeste e Meio Oeste.

 

Sábado (03/12):

Tempo: instável com pancadas de chuva com descargas elétricas no Oeste e Meio Oeste. Nas demais regiões, aumento significativo de nuvens e chuva no decorrer do dia, começando pela manhã na maioria das regiões. No Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte, a chuva pode ser moderada a forte em alguns momentos, com maiores acumulados.

Temperatura: pequena elevação devido à cobertura de nuvens, mas abafado.

Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas.

Sistema: baixa pressão se desloca pelo Estado.

 

Domingo (04/12):

Tempo: encoberto, melhorando no decorrer do dia no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. Nas demais regiões, o tempo segue instável com chuva, mais persistente no Litoral Norte. No fim do dia, o tempo melhora com o afastamento das áreas de instabilidade para o oceano.

Temperatura: sobe mais no Oeste e Meio Oeste. Amena nas demais regiões.

Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

 

Segunda-feira (05/12):

Tempo: sol em todas as regiões, acompanhado de mais nuvens na Grande Florianópolis e norte do Estado.

Temperatura: em elevação no Oeste.

Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

 

Terça-feira (06/12):

Tempo: sol com aumento de nuvens no decorrer do dia. Do Oeste ao Litoral Sul, condições de pancadas de chuva entre a tarde e noite.

Temperatura: elevada em todas as regiões.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 07 a 17/12 de 2016

O indicativo é de um período com chuva mais frequente em Santa Catarina, diferente do ocorrido em novembro. Entre os dias 07 e 08, condição de chuva no Estado, associada à passagem de uma frente fria. Nos dias 09 a 11, um sistema de baixa pressão influencia o Estado. Temperatura mais elevada, mais quente no Oeste.

Gilsânia Cruz – Meteorologista

Pin It