Defesa Civil SC alerta para risco de chuva forte no fim de semana

O fim de semana poderá ter chuva forte em Santa Catarina. De acordo com a Epagri/Ciram o sábado (03/12) começa com pancadas de chuva e descargas elétricas (raios) no Oeste e Meio Oeste. Nas demais regiões, aumento significativo de nuvens e chuva no decorrer do dia, começando pela manhã na maioria das regiões. No Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte, a chuva pode ser moderada a forte em alguns momentos, com acumulado de 50 a 60 mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores. Para as demais regiões, a previsão é de pouca chuva, com acumulado de 10 a 30 mm.

No domingo (04/12), o Litoral e o norte do Estado seguem com condições de chuva em boa parte do dia, mais persistente no Litoral Norte, onde deve ocorrer o maior acumulado, em torno de 40 mm. No fim da tarde e noite, o tempo melhora com o afastamento das áreas de instabilidade para o oceano.

Conforme a Epagri, essa chuva está associada a um cavado (área alongada de baixa pressão) em níveis médios e superfície no sábado, e aos ventos úmidos que sopram do mar no domingo.

 

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Qualquer problema comunique a coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

Pin It