Ar quente e úmido favorece pancadas frequentes de chuva em SC

Terça-feira (20/12):

Tempo: instável com pancadas de chuva em SC. No período da tarde e noite ainda há risco de temporais isolados, na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. No fim do dia, o tempo melhora a partir do Oeste e Sul do Estado.

Temperatura: elevada com sensação de ar abafado.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Sistema: frente fria em deslocamento por SC.

 

Quarta-feira (21/12):

Tempo: madrugada com pancadas de chuva na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, se estendo em boa parte do dia no Litoral Norte.

No decorrer do dia, sol entre nuvens na maioria das regiões com pancadas de chuva novamente entre a tarde e noite.

Temperatura: elevada com sensação de ar abafado.

Vento: norte a noroeste, fraco a moderado.

Sistema: frente fria se afastando de SC. A partir da tarde formação de nuvens de chuva (convecção), associadas ao calor e à alta umidade do ar.

 

 

Quinta-feira a Sábado (22 a 24/12):

Tempo: dias típicos de verão com sol entre nuvens e pancadas de chuva com trovoadas à tarde e no inicio da noite. No Oeste, a chuva pode começar pela manhã, na sexta-feira.

Temperatura: alta, acima de 30°C na maioria das regiões.

Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 25/12 de 2016 a 04/01 de 2017

 

Os indicativos são de temperaturas elevadas e pancadas isoladas de chuva, principalmente nos períodos de tarde e início da noite, no início do período. No dia 26, uma frente fria avança pelo Sul do Brasil, provocando chuva e temporais isolados em SC. Na sequencia a temperatura diminui novamente, especialmente do Planalto ao Litoral, com a chegada de outra massa de ar frio. Nos dias seguintes, a temperatura volta a subir e a chuva permanece frequente no Estado. 

Gilsânia Cruz – Meteorologista

Pin It