Vôlei de Rio do Sul incentiva campanha Outubro Rosa

Em meio a expectativa da final do Campeonato Catarinense de voleibol na sexta-feira passada e com a ansiedade de conquistar o tricampeonato da competição, a equipe Rio do Sul/Unimed/Delsoft aproveitou também para contribuir com um alerta importante para toda a população. Durante todo o mês de outubro, a Campanha Outubro Rosa, que orienta e conscientiza sobre a prevenção ao câncer de mama está sendo realizada em todo o mundo e em Rio do Sul as meninas do voleibol também entraram neste jogo dispostas a colaborar.

Com acessórios cor-de-rosa, as jogadoras venceram Chapecó por 3 sets a 1 e levantaram o troféu de campeãs de Santa Catarina. Mais importante que o resultado foi o alerta em conjunto com o grupo Soroptimista de Rio do Sul que aproveitou o ginásio cheio e o clima de decisão da final para distribuir panfletos de orientação sobre a doença aos torcedores no ginásio Artenir Werner.

“É uma iniciativa exemplar e que aqui em Rio do Sul nós nos mostramos muito dispostas a incentivar. É muito importante que toda a população tenha consciência sobre o câncer, a prevenção e o auto exame”, comentou a meio de rede Edna, campeã por Rio do Sul.

Anualmente, o Outubro Rosa é celebrado em vários países, inclusive no Brasil. O mês da prevenção e detecção precoce do câncer de mama teve sua primeira edição na Califórnia (EUA), em 1997, e espalhou-se pelo mundo.

Monumentos são decorados ou iluminados de cor-de-rosa como forma de chamar a atenção. As campanhas divulgam informações sobre a doença e, especialmente, a importância de detectá-la em estágio inicial, quando as chances de cura chegam a 100%.

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer, entre 2012 e 2013, cerca de 53 mil novos casos de câncer de mama serão detectados em todo o Brasil. A prevenção não é completamente eficaz, mas a mulheres podem prevenir com o autoexame que é recomendado a partir dos 20 anos. Entretanto a única forma de diagnóstico preciso ainda é pela mamografia. A partir dos 40 anos a mulher deve realizar o raio-x anualmente.

 

 

Pin It

Comentários estão fechados.