Equipe de Natação inicia disputa dos JASC nesta quarta-feira

A manutenção de boa parte da equipe detentora de 18 medalhas na última edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) trata-se do trunfo principal da natação de Criciúma na luta por um bom desempenho na competição. Donos de dois troféus em 2011, os nadadores encontram-se em Blumenau, local das provas, programadas para o período de quarta-feira (31) a sexta-feira (2). Os principais destaques voltam a vestir as cores do time criciumense, com destaque para Eduardo Duarte, que vai defender o primeiro lugar nos 200m, 400m e 1500m livre.

A natação na 52ª edição dos JASC, à qual tem Caçador como município anfitrião, ocorre na piscina do Complexo Esportivo do SESI, em Blumenau. As disputas nesta modalidade excepcionalmente ocorrem antes do período das outras na maior competição esportiva catarinense, entre 6 e 17/11. Criciúma vai tentar repetir o desempenho do ano anterior, quando obteve os troféu de segundo lugar entre os homens e a terceiro no feminino. Ao todo, foram três medalhas de ouro, sete de prata e oito de bronze.

O técnico da equipe de natação da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma, Carlos Henrique Fernandes acredita ser muito difícil a repetição de resultados tão expressivos. “Este ano vamos ter a participação de Florianópolis (o município não teve equipe na natação por causa de problemas na inscrição de atletas), que vem muito forte, assim como Joinville, Itajaí e Blumenau. Contamos com praticamente a mesma equipe do ano passado no masculino o que nos credencia a sonhar com um lugar no pódio. Perdemos atletas no feminino, mas temos condições de chegar pelo menos em quinto lugar”, afirma.

Destaque do ano passado de novo com Criciúma
Dono de sete medalhas, Eduardo Duarte conquistou os três ouros de Criciúma na piscina da Sociedade Recreativa Mampituba, durante os JASC de 2011. O nadador também foi fundamental para a obtenção de medalhas nos revezamentos 4x100m livre, 4x100m medley e 4x200m livre. O atleta vai para o sexto JASC.

Outros destaques, como Leonardo Schilling, Lucas Rieth e Mauro Fernandes continuam. “Do ano passado, não temos apenas o Thales (Amorim). Infelizmente no primeiro dia de provas não vamos ter o Mauro Fernandes, que treina em Minas Gerais e o clube dele não o liberou antes. Por conta disso, infelizmente vamos deixar de ganhar pontos importantes”, lamenta Fernandes.

Busca de pontos
O desempenho da equipe de natação nas competições estaduais e nacionais, para o presidente da FME de Criciúma, Renato Valvassori, eleva o nome do esporte de Criciúma. A esperança de pontos importantes nos JASC 2012 para Criciúma concentra-se nas águas de Blumenau. “Apostamos muito em um grande resultado da nossa natação. Pelo trabalho que fazem, temos confiança em, quem sabe, voltarmos com um troféu nessa modalidade”, acredita.

Pin It

Comentários estão fechados.