UEI Dilma Terezinha Harbs alia formações do Programa Arte na Escola com projetos pedagógicos da unidade

DSCF0873

A arte na Instituição Infantil perpassa pelos educadores na formação das crianças para uma sociedade que exerça plenamente sua cidadania, autonomia, criatividade e imaginação. Os educadores primeiramente precisam vivenciar experiências estéticas que eduquem os seus olhares para uma visão mais romântica e sensível da vida. Ao mesmo tempo, os repertórios culturais e artísticos também precisam ser ampliados e as emoções serem tocadas pela arte.

Nessa perspectiva, são oferecidas formações continuadas em Artes (linguagens visuais, música, dança e teatro) pela Secretaria de Educação de Indaial e no Programa Institucional Arte na Escola, que acontecem uma vez ao mês no polo Furb (Fundação Universidade Regional de Blumenau), por meio de parceria com o Município. Depois dos encontros cada professor repassa as suas experiências nas Unidades Infantis para as equipes de profissionais.

A professora da UEI Dilma Terezinha Harbs e mediadora do repasse Arte na Escola, Silvana Barreto, além de repassar o roteiro das formações e relatar as experiências vivenciadas nos encontros, também proporciona a cada professor suas próprias experiências e percepções em práticas educativas e proposições artísticas nos espaços utilizados pelas crianças. Ela ainda aproveitou para costurar as outras formações do grupo de estudos que já acontecem na unidade para os 40 profissionais (professores, auxiliares, estagiárias, agentes educacionais e terceirizadas) em relação aos projetos pedagógicos fundamentando-os com as formações em arte.

O objetivo é que a educação estética seja vivenciada por toda a equipe escolar, pelas nossas 172 crianças, trazendo a teoria para a prática. Também almejamos contemplar as famílias nas experiências e proposições artísticas com as linguagens da arte”, enfatiza a professora Silvana.

Graciely Guesser Ramos

Pin It