Tratamento do esgoto traz mais qualidade de vida para a comunidade de Indaial

ETE Encano do Norte

A implantação do tratamento de esgoto nas cidades reflete na qualidade de vida da população e melhora significativamente a saúde pública. Pensando nesses benefícios, há aproximadamente dez anos o município de Indaial começou a investir no processo para implantação do esgotamento sanitário, que teve seu início com a assinatura de um contrato junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em 2 de abril de 2004. As obras começaram a ser executadas em 2005 pela Prefeitura Municipal.

Hoje estão implantados mais de 55 km de rede de esgoto sanitário, com tubos de diversos diâmetros, nos bairros: João Paulo II, Encano do Norte, Nações e parte do Rio Morto, Centro, Estados e Sol.

Há duas Estações de Tratamento de Esgoto, uma localizada na Avenida Carlos Schroeder, 815, Nações, e outra que é uma ETE compacta, construída na rua Bagé, 4634, Encano do Norte. A ETE Nações está recebendo o esgoto dos imóveis onde há ligação e trata 4,36 litros de esgoto por segundo. Na ETE Encano do Norte são efetuados os testes de rede para posterior ativação.

Também há quatro elevatórias: uma no Centro, uma no João Paulo II, uma na Estação de Tratamento do bairro Nações e uma no Encano do Norte.

Em 2015 iniciaram as ligações domiciliares à rede coletora de esgoto. A Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente produziu uma cartilha educativa que explica como os moradores atendidos pela ETE devem realizar essas ligações. A entrega do material informativo já foi realizada nos bairros Estados, Centro e Sol. Os próximos bairros a receberem serão Rio Morto, Nações, João Paulo II e Encano do Norte. Em torno de 650 imóveis já tiveram a ligação efetuada.

Todo o sistema completo, quando estiver em pleno funcionamento, atenderá aproximadamente 30% da comunidade indaialense.

Desde o dia 1º de julho de 2016, a operação do sistema de esgotamento de Indaial está a cargo da Casan. Os usuários do município devem acionar a Casan na Central de Atendimento 0800 643 0195 para obter qualquer informação ou solicitação de serviço também referentes à rede de coleta de esgoto.

Também a Agência local da Casan está apta a prestar informações sobre o sistema de esgoto. A Agência está localizada na rua Comendador Henrique Wanke, 131, Centro, telefone: 3333-0366. O usuário ainda dispõe de chat na página da Casan – www.casan.com.br para informar ocorrências ou esclarecer dúvidas.

Vale lembrar que a Casan fica responsável pelo serviço onde há rede de coleta do sistema de esgotamento sanitário. Ruas que não são servidas pelo sistema e cujos imóveis dispõem de fossas e filtros individuais continuam sob responsabilidade da Prefeitura.

Graciely Guesser Ramos

Pin It