Timbó sem mortes no trânsito há mais de um ano

Ontem, 25 de outubro, fez 492 dias sem morte no trânsito (no local do acidente) na circunscrição do município de Timbó, ou seja, um ano, quatro meses e sete dias sem mortes no perímetro urbano da cidade. De acordo com o supervisor de fiscalização de Trânsito e Transporte de Timbó (Demutran) Márcio do Prado Lima, oficialmente essa estatística segue orientação do Denatran, que observa para efeito de cálculo somente os acidentes com mortes no local da ocorrência. Ainda segundo Prado Lima, os levantamentos mostram que no passado, até 2010, em média aconteciam entre 8 e 10 mortes por ano no local do acidente.

Semanda do trânsito - Bruna Nasato  (8) ED

Os números que formam o relatório de estatística, conforme o supervisor, são de todos os órgãos de segurança do município (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Demutran). Para o secretário de Planejamento, Trânsito e Meio Ambiente, Fabiano Martins Adriano, isso demonstra que as ações da Prefeitura de Timbó no que diz respeito ao sistema viário do município deram resultados. “As obras de infraestrutura viária que vem acontecendo no município, dentro do projeto do Complexo Viário Roland Muller, tornaram nosso trânsito muito mais seguro e humanizado, prova disso são esses números positivos”.

 

O Supervisor de trânsito do município disse também que esse levantamento, agora, será repassado ao RENAESTE – Registro Nacional de Estatística, que irá avaliar e passar instruções quanto às ações voltadas ao trânsito de Timbó.  Prado Lima ressaltou ainda que todo trabalho desenvolvido no trânsito do município foi para reduzir as mortes e tornar Timbó referência também nessa área. “Sabemos que ainda temos bastante trabalho pela frente na questão da segurança no trânsito, mas já melhoramos muito em comparação ao que foi no passado e, certamente, estamos entre os melhores e mais seguros trânsitos do país”.

 

Além de todas as mudanças no sistema viário como em canteiros centrais, rotatórias, alargamento de ruas, construções de pontes, ciclovias, calçadas, sinalizações e pavimentação de ruas, o Demutran, em parceria com os órgãos de segurança, desenvolve atividades diárias de operação de trânsito, palestras em colégios e empresas, campanhas educativas e a formação de alunos-guia.

 

Assessor: Sócrates Prado

Pin It