Samae retoma entrega das embalagens para o material reciclável

O Samae Timbó retomou esta semana a entrega das embalagens utilizadas para depósito dos materiais destinados à Central de Reciclagem. A princípio estão sendo deixados dois sacos em cada uma das cerca de 12.500 residências do município por semana. Dependendo do retorno dos mesmos com o material a ser reciclado, essa quantidade pode aumentar ou diminuir em cada moradia. Até o final do mês a distribuição deverá estar normalizada.

Por cerca de 30 dias a entrega das embalagens foi interrompida devido à nova licitação lançada para a compra desse material. Com as alterações nas normas que regem esse tipo de produto, o Samae teve que fazer novas consultas aos órgãos regulamentadores, o que acabou estendendo o prazo previsto para que o material fosse licitado e produzido. Ainda assim, a coleta do material reciclável em Timbó continuou sendo feita normalmente e os moradores passaram a usar outros tipos de embalagens para separar o lixo, como caixas de papelão.

“As embalagens do Samae foram uma forma encontrada para incentivar a reciclagem e também para facilitar a identificação do material por parte dos servidores na hora da coleta. Porém, a reciclagem é um ato de consciência e não pode estar condicionada exclusivamente ao recebimento da embalagem”, explica o diretor-presidente do Samae, Jean Museka.

Samae começa segundo trecho da nova rede adutora na Rua Araponguinhas

Rede na Rua Araponguinhas

O Samae Timbó começou hoje, dia 10, a obra de implantação do segundo trecho da nova rede adutora de água tratada na Rua Araponguinhas. A melhoria visa substituir em toda a extensão da rua a rede antiga, que já apresenta diversos problemas, assim como tirar a rede do Samae da pista de rolamento e colocá-la na calçada, facilitando a manutenção futura.

O primeiro trecho da nova tubulação do Samae começou a ser feita pelo Bairro Araponguinhas e foi até o cruzamento com a Rua Amazonas, já no Bairro dos Estados, acompanhando as obras de asfaltamento e revitalização dos 4,3 quilômetros de extensão da Rua Araponguinhas pela Prefeitura de Timbó. Esse segundo trecho vai até o final da obra, já no Bairro Padre Martinho Stein, na junção com a rodovia SC-110 – que leva até Rodeio.

Segundo o diretor de Manutenção do Samae, Diego Zatelli, a obra da Rua Araponguinhas é uma das várias melhorias que estão sendo programadas para os próximos meses. “Além da tubulação que precisa ser trocada devido ao longo tempo de uso, ainda temos que preparar a cidade para o crescimento futuro, que irá exigir uma demanda maior por água do que temos hoje”, acrescenta Zatelli.

Jaime Avendano

Pin It