Recuperação do antigo Lixão da Mulde é iniciada em Indaial

julho 2016 (3)

No mês de julho foi iniciada no Município de Indaial a obra de recuperação de área degradada conhecida como Lixão da Mulde, na rua Bertolina May Kechelle, em área de 45.994,57 m². A obra, realizada pela Habitark Engenharia, empresa vencedora da licitação, compreende a execução de uma lagoa de estabilização para tratamento do chorume com área de 1.288,00 m²; abertura dos acessos ao local; limpeza da área a ser recuperada; construção de drenos, poços de monitoramento e queimadores de gases; reposição florestal e de gramíneas e estabilização da encosta.

Antigamente, o lixo recolhido no Município era transportado até o lixão da Mulde. O lixão foi desativado no ano de 2003, atendendo a uma das prerrogativas da Lei nº 12.305 (Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos), que visa, por exemplo, à eliminação e recuperação de lixões. Desde então, o lixo convencional é transportado para o Aterro Sanitário de Timbó, por meio de um Consórcio Intermunicipal que integra outros municípios da região.

Inicialmente, a Habitark já efetuou no antigo lixão a regularização do acesso da obra com macadame e roçada da vegetação rasteira, o canteiro de obras e a regularização da superfície do aterro para posterior estabilização.

Juntamente com a obra de recuperação de área degradada, também é realizado um Programa de Educação Ambiental na Escola Básica Municipal Mulde Baixa, próxima à área da obra, que tem por objetivo informar a comunidade sobre as ações que influenciam positivamente o meio ambiente. A ação consiste em seis palestras, com o tema “Resíduos Sólidos e o Meio Ambiente”, onde são explanados sobre os 3 Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e a forma correta de segregação dos resíduos. Os alunos participam debatendo sobre as ações que eles já fazem nas suas casas e como eles podem ajudar ainda mais o meio em que vivemos, com ações simples. A primeira palestra ocorreu no dia 13 de julho com o 2º ano; a segunda, no dia 31 de agosto com o 3º ano e a terceira, no dia 5 de outubro com o 4º ano. Os próximos estudantes a receberem as palestras são das turmas do 5º, 6º e 7º ano. Cerca de 150 alunos estão envolvidos na atividade.

Graciely Guesser Ramos

Pin It