Prorrogadas as inscrições para o “Concurso Soberanas das Festas de Indaial”

dsc04356.14_08_2013_09_00_08

As inscrições para o “Concurso Soberanas das Festas – Representantes das Festas do Município de Indaial” foram prorrogadas para até 3 de março de 2017. As mulheres interessadas deverão se inscrever na Fundação Indaialense de Cultura – Departamento de Turismo e Eventos. O Concurso será realizado no ano de 2017 e terá sua data e local divulgados posteriormente, em momento oportuno.

O objetivo principal é a eleição dos títulos de representatividade “Imperatriz Indaiá”, “Duquesa das Vitórias-Régias” e “Condessa das Sete Cores”, concedidos com a finalidade de valorização e divulgação das festas populares do Município de Indaial, enaltecendo com deferência os símbolos da cidade.

A relação hierárquica recebe juntamente ao título a referência a um símbolo, explicitada a seguir:

“Imperatriz Indaiá”

Imperatriz: Mulher soberana de um império.

Palmeira Indaiá: Essa espécie de coqueiro havia em grande quantidade em um campo utilizado como lugar de descanso para tropeiros, que antigamente seguiam do sul do estado em direção ao litoral. Deu seu nome ao povoado que formou-se às margens do rio Itajaí-Açu a partir de 1860.

“Duquesa das Vitórias-Régias”

Duquesa: Título nominal do mais alto nível da nobreza.

Vitória-Régia: Essa planta originária da Amazônia foi facilmente aclimatada na cidade de Indaial pelo botânico e padre Raulino Reitz e pelo preservacionista Valdemiro Nazato. A espécie cresce, exótica e bela nos jardins da Prefeitura Municipal, constituindo nos dias atuais uma das mais procuradas atrações pelos visitantes.

“Condessa das Sete Cores”

Condessa: Alta posição aristocrática na linhagem da nobreza.

Saíra-de-sete-cores : A saíra-de-sete-cores (Tangara seledon) foi eleita pela população indaialense com 4.798 votos a “Ave Símbolo da Cidade”. A saíra-de-sete-cores é uma ave de grande beleza, que pode ser observada em Indaial com relativa facilidade.

Graciely Guesser Ramos

Pin It