PRF inicia em SC Operação Festas de Outubro para prevenir acidentes

526143_505904386101595_1353592347_n

A partir desta sexta-feira (7), as rodovias federais de Santa Catarina passam a ter a fiscalização reforçada com a Operação Festas de Outubro. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a iniciativa é destinada a prevenir acidentes em um período em que o fluxo de veículos aumenta em função de eventos como a Oktoberfest, em Blumenau.

A equipe do Núcleo Operações Especiais e do Corpo de Motociclismo Regional atuará nos dias de maior movimento. A operação deve terminar à 0h de segunda-feira (24), já que no domingo (23) será o encerramento da Oktoberfest.

Em 2015, durante os 17 dias de operação, ocorreram 462 acidentes, com 354 feridos e 14 mortos no estado.

BR-470 deve ter mais movimento
Segundo a PRF, a maior preocupação é com a BR-470, que atravessa a região do Vale do Itajaí e tem pista simples.

A corporação alerta que as festas típicas têm um apelo forte ao consumo de álcool e atraem sobretudo jovens que vão para a região de carro.

Recomendações
A orientação é que as pessoas evitem viajar à noite após esses eventos, em razão do cansaço e, principalmente, do consumo de bebidas.

A PRF reforça a determinação do uso do cinto de segurança, mesmo no banco de trás. Além de respeitar o limite de velocidade, a PRF ressalta que é preciso reduzir ainda mais em caso de chuva. Além disso, recomenda o uso de faróis acesos mesmo durante o dia, independente de obrigatoriedade.

G1SC

Pin It