Prefeitura promove nova reunião para avaliar situação das chuvas em Timbó

Reunião Defesa Civil - Karina Beatrice-2
Aconteceu na tarde desta segunda-feira, dia 5, nova reunião promovida no Gabinete do Prefeito de Timbó para avaliar a situação de alerta provocada pelas chuvas na região. Participaram os titulares das várias secretarias do município, representantes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. Num diagnóstico geral a avaliação é que o estado de alerta deve permanecer, mesmo com o nível dos rios baixando nas próximas horas, pois a situação ainda exige atenção. Os institutos de meteorologia apontam para o prosseguimento do tempo instável, pelo menos até o final desta semana, mesmo passando por períodos e rápida melhoria.
Toda estrutura municipal de Defesa Civil está preparada para o caso da situação se agravar. Abrigos já estão preparados e equipes da Secretaria de Obras definiram o posicionamento de equipamentos e maquinários em três pontos distintos, geograficamente posicionados para atender todas as regiões e Timbó – no bairro Araponguinhas, junto a sede do Corpo de Bombeiros e na Associação dos Servidores Públicos, no Tiroleses.
O Corpo de Bombeiros, conforme narrou o tenente Felipe Daminelli, está atento à situação, com embarcações motorizadas e bombeiros, tanto militares como comunitários, em condições de entrar em operação imediatamente ao chamado. As autoridades também alertam para a necessidade dos moradores de área inundáveis manterem atualizados contatos com caminhões de frete e outras providências necessárias em caso de iminente evacuação.
Perigo de deslizamentos
Além da possibilidade de enchente, devido a terra estar muito molhada, as autoridades têm mantido algo grau de preocupação com a possibilidade de deslizamentos. Por isso, alertam mais uma vez aos moradores cuja habitação está perto.
Feira do livro
Nesta mesma reunião ficou decidido que a Feira de Rua do Livro, programada para acontecer de 7 a 11 de junho no Parque Henry Paul, está suspensa. “Muitos colaboradores e participantes vem de várias regiões e estão passando dificuldades devido às enchentes também em suas cidades de origem”, lembrou o presidente da Fundação Cultural de Timbó, Jorge Ferreira, ao justificar a decisão.
Nível do Rio em Timbó
 
Últimas medições do Rio Benedito na régua instalada na Rua Equador, Centro de Timbó:
15 horas: 4m26
14 horas: 4m34
13 horas: 4m38
12 horas: 4m38
11 horas: 4m32
10 horas: 4m25
09 horas: 4m09
08 horas: 3m94
07 horas: 3m75
06 horas: 3m54
05 horas: 3m36
04 horas: 3m14
Foto:Karina Beatrice Frainer 
Pin It