Prefeitura de Indaial trabalha na Revitalização da Ponte dos Arcos

Imagem Noturna

A Ponte Emílio Baumgart, conhecida como Ponte dos Arcos, é um dos principais monumentos do patrimônio material de Indaial, tombada como Patrimônio Histórico Cultural da Cidade. Em 2016 completou 90 anos. Como forma de valorizar esse patrimônio, que é uma das principais vias de ligação entre a margem esquerda e direita do Município, a Prefeitura está trabalhando na Revitalização da Ponte dos Arcos.

O primeiro passo já foi dado com a elaboração do projeto de Revitalização, executado pelo engenheiro civil Cláudio Jansen, que atua nas áreas de execução de obras, projetos e restauro de estruturas em concreto armado e pela arquiteta Iara Rozoita Papp Tomio, profissional com especialização em Patrimônio Cultural em Centros Urbanos.

A versão final do documento foi entregue ao prefeito Sergio Almir dos Santos, nesta quarta, 9, em reunião no Gabinete. A Revitalização da Ponte dos Arcos contempla três fases: Iluminação, Humanização e Pintura, Limpeza e Reparos. Paralelamente à entrega do projeto, a Prefeitura trabalha na finalização dos orçamentos e custos para execução da obra. O levantamento posteriormente será encaminhado ao setor de Licitações. A expectativa é de lançar a licitação ainda em 2016, com execução da obra em 2017.

_DSC0005

Sobre a Revitalização

O serviço de Iluminação tem por objetivo valorizar a Ponte dos Arcos, assim como propiciar mais segurança para o tráfego de automóveis, ciclistas e pedestres. A iluminação utilizada será com tecnologia LED. A iluminação dos pilares e dos encontros entre arcos receberão refletores específicos que permitem a troca automatizada de cores.

Já o serviço de Humanização será executado junto às cabeceiras da ponte (margem direita – rua Frederico Struwe e margem esquerda – rua Curt Hering) e visa criar um espaço de contemplação da Ponte. Em ambas as cabeceiras haverão decks em madeira, com instalação de bancos, placas de sinalização e bicicletário, esse último na margem direita. Os pontos serão locais de início do Circuito Cicloturismo – Vale Europeu e pontos de parada da Rota de Caminhada Ponte dos Arcos.

Outra etapa da Revitalização compreende os serviços de pintura, reparos da estrutura e limpeza da vegetação rasteira e da superfície da ponte.

Graciely Guesser Ramos

Pin It