Palestra sobre mudanças climáticas com o professor Juarês José Aumond será no dia 21

professor Juarês José Aumond - Internet

A programação do Junho Verde, em Indaial, contempla uma palestra gratuita sobre “As mudanças climáticas, os desastres e a insustentabilidade ambiental”, com o professor Juarês José Aumond, geólogo formado, mestre em Geografia e doutor em Engenharia Civil. O evento, aberto à comunidade, ocorrerá no dia 21 de junho, quarta-feira, às 19h, na Câmara de Vereadores (rua Prefeito Frederico Hardt, 148, Centro). Para participar da palestra não é necessário se inscrever, mas caso o interessado queira confirmar sua presença poderá fazê-la neste link: https://goo.gl/5Y1y8o.

Juarês foi diretor técnico de várias empresas privadas de mineração e assessor da Secretaria de Estado de Santa Catarina para assuntos de mineração. É especialista e consultor em economia mineral e recuperação de áreas degradadas.

Traduziu e adaptou para o português em co-autoria o livro “O manual de deslizamentos – um guia para a compreensão de deslizamentos”, de Lynn M. HIghland e Peter Bobroswsky, elaborado sob auspícios do Serviço Geológico dos Estados Unidos e do Canadá e que foi publicado em português em Reston, Virgínia (Estados Unidos) pelo Banco Mundial. A segunda edição do livro foi publicada no Brasil pela Edifurb e incluiu um capítulo do autor como uma contribuição à compreensão ao desastre no Vale do Itajaí ocorrido em 2008.

Também tem publicado uma centena de artigos científicos e capítulos em livros, revistas, congressos e simpósios nacionais e internacionais. Tem realizado palestras no Brasil, no Marrocos e em Portugal, onde ajudou na organização do Intercâmbio Internacional de Cooperação entre Furb (Fundação Universidade Regional de Blumenau) e Instituto Politécnico de Leiria.

Para o Ministério das Cidades, promovido por solicitação do Governo Federal, coordenou o “Curso Projeto de Gestão de Riscos de Desastres Naturais” para formação de multiplicadores no Mapeamento e Gerenciamento de Riscos – Blumenau, ocasião que também promoveu uma das palestras sob o título: “Aspectos Paisagísticos de Santa Catarina: Geologia, Geomorfologia, Solos – Cenários de Riscos no Vale do Itajaí”.

No II Fórum Nacional de Prevenção e Gerenciamento em Eventos Extremos, realizado em Teresópolis pelo Centro de Ecologia Aplicado à Teresópolis, como apoio à reconstrução da comunidade após a maior tragédia climática brasileira, promoveu duas palestras: “Mudanças climáticas: causas, efeitos, desastres e impactos sobre a sociedade humana” e “Compreensão dos deslizamentos”.

Durante longos anos representou a Furb na Câmara Brasil – Alemanha (de Blumenau), ministrando inúmeras palestras sobre resíduos e mudanças climáticas.

Atualmente é professor da Furb no mestrado e doutorado em Desenvolvimento Regional, no qual leciona as disciplinas: Meio Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento e Planejamento Urbano. É pesquisador do Paleoclima e vem estudando e desenvolvendo projetos sobre os impactos das mudanças climáticas na sociedade.

Graciely Guesser Ramos

Pin It