Obras do Binário da Rua Japão estão 80% concluídas

Foi homologado nessa quinta-feira (24) o processo de licitação para que a empresa vencedora assine nos próximos dias a ordem de serviço para a instalação da iluminação pública na obra do Binário da Rua Japão. De acordo com Fabiano Martins Adriano, secretário de Planejamento da Prefeitura de Timbó, a iluminação na via será especial de Led, o que trará mais segurança, principalmente aos pedestres.

IMG_7109

Nessa semana ainda foram pintadas as sinalizações horizontais e posteriormente serão implantadas as verticais. A Prefeitura vem trabalhando ainda na construção dos passeios de pedestres, no espaço para academia e contemplação da natureza, já que o local onde está sendo construído o binário, beira o Rio dos Cedros, com uma bela vista.

A construção do Binário da Rua Japão se fez necessário após estudos mostrarem um crescimento muito grande no fluxo de veículos em direção aos bairros Nações, Cedrinho Margem Esquerda e Pomeranos, ocasionando grandes congestionamentos no semáforo do cruzamento das ruas Japão e Marechal Deodoro da Fonseca. “Com a retirada da sinaleira o trânsito irá fluir sem grandes congestionamentos, trazendo mais segurança a todos que transitarem pelo local”.

Fabiano lembrou ainda que as obras de infraestrutura viária que vem acontecendo no município, em todos os bairros, dentro do projeto do Complexo Viário Rolando Muller, tornaram o trânsito muito mais seguro e humanizado ao longo dos últimos 6 anos, o que reduziu muito o números de acidentes e de vítimas fatais. “No mês passado, por exemplo, completamos um ano e quatro meses sem mortes no perímetro urbano da cidade, um recorde jamais computado (Oficialmente e para efeito estatístico o Denatran somente observa os acidentes com mortes no local da ocorrência)”.

De acordo com dados levantados pelo Demutran na Polícia Militar, no Corpo de Bombeiros e na Delegacia de Polícia Civil, entre 2010 e 2015 houve uma redução de 70% no número de vítimas fatais no trânsito do município. Foram 10 mortes em 2010 para 3 mortes em 2014. Nesse mesmo período a população cresceu 14,2%, pulando de 36.774 habitantes para 41.995 (Fonte IBGE e Secretaria Municipal de Saúde). Já a frota de veículos cresceu 25%, saindo de 23.579 veículos para 29.518 em 2015.

Sócrates Prado

Pin It