Instituto Furb e Ministério Público entregam estudo sobre áreas suscetíveis à inundação em Indaial

_DSC0058

Na última quinta, 1º de dezembro, o prefeito Sergio Almir dos Santos esteve reunido, em seu Gabinete, com a promotora de Justiça do Meio Ambiente de Indaial, Patricia Dagostin Tramontini, e o professor Ademar do Amaral Júnior, gerente de Parcerias do Instituto Furb (Fundação Universidade Regional de Blumenau). O encontro teve por objetivo apresentar o estudo hidrológico e mapeamento de planejamento das áreas suscetíveis à inundação do Município de Indaial, que foi realizado pelo Instituto com recursos do Ministério Público no valor de R$25.900,00.

Também participaram da reunião o chefe de Gabinete, João Vicente Schroeder; a assistente técnica da Secretaria de Saneamento, Carmelita Vicenzi; o arquiteto Fabricio Barbosa; Marina dos Santos Hoffmann, representando a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi); o professor Marcos Rodrigo Momo, um dos coordenadores do estudo e Adilson Luiz Nicoletti, consultor técnico do estudo.

Para o gerente de Parcerias do Instituto Furb, Ademar do Amaral Júnior, “esse estudo vai auxiliar na tomada de decisão do município de Indaial, principalmente com relação às construções e emergências em decorrência das cheias”.

Além disso, o estudo contempla um mapa das áreas inundáveis no município, o qual será atualizado no projeto de lei do Plano Diretor, que em breve a Prefeitura enviará para a Câmara de Vereadores de Indaial.

O Instituto Furb viabiliza a aproximação da Universidade com os diversos setores da sociedade, por meio da atuação cooperada e do acesso à estrutura interna da Instituição, representada pelos seus pesquisadores, técnicos e infraestrutura laboratorial. Tem como diretor o professor Paulo Cesar de Jesus.

O estudo relativo à Indaial foi coordenado pelos professores Dirceu Luis Severo e Marcos Momo, com consultoria técnica de Adilson Luiz Nicoletti.

Graciely Guesser Ramos

Pin It