Indaial prepara atividades para o Dia Mundial de Luta Contra HIV/AIDS

1º de dezembro é dedicado ao Dia Mundial de Luta Contra HIV/Aids. Para orientar a população sobre como evitar e detectar a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, a Secretaria de Saúde de Indaial está organizando atividades gratuitas nos dias 2 e 3 dezembro.

Confira a programação:

2 de dezembro – sexta-feira

Seminário HIV/Aids, Hepatites Virais e Sífilis

Local: Acidi (rua Vereador Alvin Rauh Júnior, 100, Nações)

8h – Recepção

8h30 – Abertura

8h45 – Palestra Epidemiologia HIV/Aids com Sabrina de Vargas Souza, enfermeira do Serviço de Assistência Especializada do Ambulatório de Infectologia da Unidade de Saúde Dr. Heinz Schutz

9h45 – intervalo

10h10 – Palestra Teste Rápido/PEP (Profilaxia Pós-Exposição) com Aline Farias, técnica de enfermagem da Unidade Heinz Schutz

11h – Palestra HIV/Aids com Eder Dassow Guimarães, médico clínico-geral da Unidade Heinz Schutz

12h – Almoço

13h30 – Palestra Epidemiologia Hepatite e Sífilis com Edson Calson, técnico de enfermagem e coordenador da Vigilância Epidemiológica

14h15 – Palestra Hepatites Virais com José Amaral Elias, médico infectologista da Unidade Heinz Schutz

15h15 – Intervalo

15h30 – Palestra Sífilis com José Amaral Elias

16h45 – Encerramento

Não é necessário se inscrever previamente, basta comparecer no dia do evento.

No dia 2, as Unidades de Saúde estarão fechadas em decorrência do seminário. A sede da Secretaria, o Sais, a Vigilância Sanitária e o Ambulatório de Especialidades atenderão normalmente.

3 de dezembro – sábado

Testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites B e C

Local: Unidade de Saúde Heinz Schutz (Rua São Francisco, 250, Centro)

No horário das 8h às 17h, a unidade estará aberta para que a população faça a testagem rápida. O procedimento leva cerca de 30 minutos, e a pessoa sai do local com o resultado.

Mais informações sobre as atividades pelo e-mail: educa.saude@saudeindaial.sc.gov.br.

Dados em Indaial

O Ambulatório de Infectologia de Indaial, localizado na Unidade de Saúde Dr. Heinz Schutz, atende pacientes com HIV/Aids e Infectologia em geral. Atualmente são acompanhados 320 pacientes com HIV/Aids, todos em tratamento com antirretroviral. Os pacientes são de Indaial e de outros municípios como Blumenau, Timbó, Rio do Sul, Presidente Getúlio e Florianópolis. Também são acompanhadas as gestantes e seus bebês até a confirmação do diagnóstico sobre HIV/Aids, se negativo ou positivo.

O Ambulatório conta com dois médicos, um clínico-geral e um infectologista (ambos de 10 horas semanal), e uma psicóloga (4 horas semanal).

O exame de HIV é gratuito, sigiloso e realizado mediante a apresentação de um documento com foto no Laboratório Municipal e nas Unidades de Saúde.

Graciely Guesser Ramos

Pin It