Estudantes participam de Piquenique e Caminhada Ecológica na FIC

IMG-20160628-WA0015

Entre as atividades organizadas para o Junho Verde em Indaial estão em destaque o Piquenique e Caminhada Ecológica na FIC (Fundação Indaialense de Cultura), em meio ao verde, bosques e jardins do Parque Público Municipal João Schulemburg. A atividade iniciou na segunda, 27, e seguirá até quinta, 30. Aproximadamente 450 estudantes das escolas locais, incluindo alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), terão participado dessa ação.

Os passeios são realizados sob orientação dos servidores Jonas Lima, Rafael Paludo e Sérgio Feuser, da Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente, e de Valdeci Ferreira, da Casan, com acompanhamento dos professores e monitores.

Durante a atividade, os participantes visitam os jardins da Fundação, onde conhecem a Palmeira Indaiá, que deu origem ao nome da cidade de Indaial; o Pau-Brasil, que inspirou o nome do País; e também um dos símbolos da cidade, a Vitória-Régia, aclimatada no lago.

Outra atividade desenvolvida é a trilha ecológica no bosque existente com vegetação típica de floresta da Mata Atlântica (Floresta Ombrófila Densa). Na trilha os participantes conhecem um pouco sobre as espécies nativas que ocorrem na região, como o Palmiteiro, o Tanheiro, a Figueira, entre outras, e algumas espécies exóticas, como a Palmeira-Real e a Palmeira-leque. Os alunos ainda são estimulados a observarem os elementos existentes numa floresta, as características de cada árvore e a importância da preservação da natureza.

Após a trilha os participantes visitam a exposição comemorativa aos 25 anos do Projeto Bugio, com banners informativos sobre as atividades de pesquisa e trabalhos desenvolvidos para preservação dos primatas e alguns materiais utilizados no Centro de Pesquisas Biológicas de Indaial, além da observação de bugios empalhados.

Para finalizar o passeio, os estudantes, professores e monitores também realizam piquenique no jardim com vistas ao lago e ao Bromeliário Padre Raulino Reitz. Esse é um momento de confraternização, no qual aborda-se a importância da reciclagem e da destinação adequada do lixo.

Graciely Guesser Ramos

Pin It