Demuttin promove palestra nas escolas sobre conscientização no trânsito

IMG-20160628-WA0004

O Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (Demuttin) de Indaial está promovendo nos educandários uma série de palestras sobre conscientização no trânsito. Os encontros iniciaram no dia 17 de junho e seguirão até meados de julho, abrangendo aproximadamente 580 estudantes de 22 escolas das redes municipal, estadual e particular.

As palestras são ministradas pela Educadora de Trânsito, Laurete Pavanello. Conforme a Educadora, o tema trânsito foi intensificando nas turmas dos terceiros anos do Ensino Fundamental. “Definimos esse público por se tratarem de alunos que já possuem senso crítico capazes de fazerem essa intervenção junto aos pais e familiares. Nessa fase os pais deixam de ser sinônimos de autoridade e passam a ser modelos sociais e profissionais. A criança desenvolve uma nova imagem de si, compreende a lógica do mundo físico e os diferentes pontos de vista. Assim, pais e filhos passam a compartilhar interesses comuns”, explica.

Para Laurete, campanhas isoladas, palestras e panfletos também são importantes, mas é fundamental existir um trabalho educativo e contínuo. “Os estudantes precisam receber ensinamentos permanentes de respeito, cortesia, responsabilidade, ética, normas e regras preestabelecidas pelo Código Brasileiro de Trânsito”, salienta a Educadora.

A palestra realizada nos educandários é bem dinâmica. A Educadora utiliza diversos instrumentos para prender a atenção dos estudantes, como apresentação em datashow; jogo de passatempo, no qual os alunos têm que encontrar 10 palavras que não combinam com o trânsito e a música “O rap do trânsito”.

Graciely Guesser Ramos

Pin It