Defensoria Pública de Santa Catarina terá novo comando a partir desta sexta-feira

O governador Raimundo Colombo esteve reunido na tarde desta quarta-feira, 14, na Casa da Agronômica, em Florianópolis, com o defensor público-geral de Santa Catarina, Ivan Ranzolin, para uma avaliação da gestão de 2012 a 2015. Foi apresentado o novo defensor público-geral, Ralf Zimmer Junior, que será empossado nesta sexta-feira, 16, junto com a subdefensora, Ana Carolina Dihl Cavachalin.

“Ficamos por quatro anos e conseguimos atingir a excelência na Defensoria. Tivemos uma resolutividade de 68 a 70% e a satisfação da comunidade e isso que é importante. Trabalhamos com planejamento e nos organizamos em 24 comarcas com outras extensões. Foi um trabalho eficiente e a coisa mais importante foram os acordos e conciliações. Foram 25 mil conciliações em três anos, o que significa esse número a menos a ser judicializado”.


Foto: Julio Cavalheiro / Secom

Ivan Ranzolin entregou ao governador um relatório da gestão de 2012 a 2015 e destacou que no documento mostra o que cada núcleo fez e quanto foi gasto. “Assim é possível saber quanto cada município gastou. Esse relatório estratégico foi a melhor coisa que fizemos”.

Acompanharam o encontro o subdefensor público-geral de SC, Sadi Lima; o novo defensor público, Ralf Zimmer Junior; a nova subdefensora pública, Ana Carolina Dihl Cavachalin e o corregedor da Defensoria Pública de SC, George Dias Zacarão.

A Defensoria Pública tem como principal atribuição prestar orientação jurídica e atendimento a pessoas sem condições de pagar pelo serviço, garantindo o acesso à justiça de forma igualitária e atendimento na defesa de seus direitos. Desde 2013 realizou 67,2 mil atendimentos em mais de 194 mil petições ajuizadas.

Considerando as exonerações, o quadro de servidores da Defensoria Pública do Estado conta com o total de 92 analistas técnicos e 75 técnicos administrativos. Esse número aumentou devido a Lei Complementar 645, de 8 de junho de 2015, que criou mais 90 vagas entre analistas e técnicos.

Rafael Vieira de Araújo 

Pin It