Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina capacita membros da Força Nacional para atuação em deslizamentos

curso_bombeiros_militares_20150318_1697981430

Um grupo de 26 integrantes da Força Nacional de Segurança Pública está em Santa Catarina durante esta semana para o Curso de Busca, Resgate e Salvamento em Desastres Urbanos – com especialização em Deslizamento oferecido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

As instruções teóricas e práticas começadas na última segunda-feira, 16, são ministradas no Centro de Referência em Desastres Urbanos da Corporação, em Xanxerê, no Oeste. A estrutura inaugurada em 2013 é o única do país a realizar treinamentos para salvamento em deslizamentos de terra e a primeira do estado para capacitações na área de desastres naturais urbanos.

O CBMSC utiliza o centro para a formação específica dos integrantes da chamada “Força-Tarefa”, a estrutura especializada para a pronta resposta a eventos críticos (desastres naturais extremos, deslizamentos, incêndios florestais).

Segundo o Major BM Walter Parizotto, comandante da 3ª Companhia BM em Xanxerê e coordenador do Serviço de Cães do CBMSC, a coordenadoria da Força Nacional procurou a Corporação Catarinense para especializar seu efetivo de bombeiros por entender que a formação oferecida no Estado é referência para o resto do país na área.

O treinamento com os bombeiros da Força Nacional vai até o próximo sábado, 21. Até lá, os militares vindos de diferentes Estados receberão instruções nas áreas de mecânica dos solos, técnicas de busca e atuação segura em áreas deslizadas. Durante o treinamento serão simuladas situações reais, nas quais os participantes serão submetidos a provas práticas sob chuva (artificial), frio, cansaço e falta de recursos – condições comuns em ambientes reais de desastres deste tipo.

Além da formação de Bombeiros Militares, o CRDU em Xanxerê também é utilizado para a formação de cães de resgate, que da mesma forma desenvolvem um trabalho reconhecido nacional e internacionalmente na busca de pessoas desaparecidas e corpos soterrados.

Pin It