Cerimônia marca entrega da Obra de Restauração das Pinturas Murais da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) convida a comunidade para a cerimônia de entrega da Obra de Restauração das Pinturas Murais da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que será realizada no próprio local (Estrada Geral Warnow Alto, s/nº), em Indaial, no dia 4 de outubro, às 11h.

A Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, exemplar único entre os templos construídos por imigrantes europeus no Brasil, teve suas pinturas murais restauradas pelo Iphan, que também realizou a recuperação da estrutura contra cupins e infiltrações, entre outros problemas de manutenção. Ao todo, foram investidos R$952.218,29 no projeto de restauração do bem, tombado em 2007 pelo Iphan e pelo Estado.

Sobre a Capela

IMG_6271

Na localidade de Warnow Alto, a Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ocupa um lote plano e cercado ao fundo, onde corre o Ribeirão Warnow, por morros cobertos de mata. A fachada principal voltasse para a Estrada Geral, ficando a capela um pouco recuada numa acanhada elevação do terreno.

A história local registra que foi em 22 de setembro de 1902 que a Igreja Católica recebeu a autorização para a construção da capela, há aproximadamente 100 metros da atual edificação. No terreno existia o cemitério, hoje ampliado dentro da mesma área. Em 1904, Frei Francisco Tenschert transferiu o local para o lote atual e abençoou o sítio. Somente em 1924 o alemão Júlio Stoy deflagrou o início da atual construção.

O conjunto é composto pela capela, acompanhada da sacristia nos fundos, e pelo campanário (construção simples de quatro apoios que conformam um tronco de pirâmide alongado), que encontra-se separado na porção posterior da lateral direita da igreja. Um único sino é abrigado sob a cobertura, acionado por uma corda. A capela impressiona pelo esmero construtivo de suas paredes de tijolos que, com extremo cuidado, desenham cimalhas, vergas e pilastras. Sobre a porta, há o detalhe de uma cruz desenhada em ressalto com os mesmos tijolos aparentes em relevo.

Graciely Guesser Ramos

Pin It