Boletim da sessão da Câmara de Indaial

Sessão da última quinta-feira(23)

TRIBUNA

1º inscrito:

Senhor Almir Kuehn, diretor da Escola Florentino Vetter, atendendo convite formulado pelo presidente da Câmara, vereador Osvaldo Metzner, usou a Tribuna para explanar sobre a escola e as ações que ela realizará este ano.

De acordo com o diretor, a escola atende atualmente 243 estudantes, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. São 193 famílias com alunos matriculados na instituição, provenientes dos bairros Encano Alto, Encano Central, Encano Baixo e Espinho.

Almir Kuehn citou alguns problemas que, apesar de ocorrerem no ent orno da escola, atingem diretamente os estudantes que a frequentam. É o caso da falta de calçada na rua Progresso. Sobre esta questão, o diretor esclareceu que uma parceria entre Prefeitura e a escola poderá ser firmada para a construção dos passeios.

Além disso, há problemas relacionados a alagamentos na rua Hermann Gutz, nos fundos da escola; à falta de limpeza das vias; e à falta de placas e de faixa de pedestres.

O diretor também citou algumas ações que serão concretizadas em sua gestão, como a parceria entre a Fundação Municipal de Esportes e a escola, a fim de desenvolver atividades esportivas nas dependências da instituição de ensino.

Outro programa que terá continuidade na Escola Florentino Vetter é o Parlamento Jovem, que permite a aproximação entre os jovens e o Poder Legislativo.

Concluindo, Almir Kuehn colocou a escola à disposição do município, para realização de reuniões e atividades com a comunidade.

2º inscrito:

Dr. João Paulo Sucesa Alencar, atendendo convite formulado pela vereadora Ana Paula, usou o espaço da Tribuna para tratar sobre os métodos e ações preventivas na medicina.

O médico, especialista em oftalmologia, explanou sobre a importância das ações preventivas na medicina, que segundo ele, são mais baratas e possuem uma efetividade muito maior.

Para ele, todos devem pensar em ações iniciais na medicina, pois são elas que prolongam a vida, evitam a cegueira, a surdez, as doenças coronarianas e as cardíacas.

Finalizando, João Paulo falou das necessida des que envolvem o atendimento oftalmológico, como o tempo adequado para a dilatação da pupila, exame essencial para detectar algumas doenças.

MATÉRIAS APRESENTADAS AO PLENÁRIO

DO EXECUTIVO

Projeto de Lei Ordinária nº 9/2017, do Executivo, que autoriza anulação e suplementação no orçamento anual do Município de Indaial.
Projeto de Lei Ordinária nº 10/2017, do Executivo, que ratifica o novo protocolo de intenções do Consórcio Público Denominado “AGIR” e dá outras providências.

Projeto de Lei Ordinária nº 11/2017, do Executivo, o qual autoriza o município a custear despesas com alimentação da 47ª FIMI – Festa de Instalação do Município de Indaial.

DO LEGISLATIVO

Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 1/2017, de autoria dos vereadores Flávio Augusto Ferri Molinari, Fábio Fritz, Caroline Laís Bertoldi, Aurora Antunes Coelho, Antônio Carlos Fink, Ana Paula Reiter, Altair Brassiani, Valentim Blasius, Sedenir Caetano, Osvaldo Metzner, Jonas Luiz de Lima, Diego Pandini e Alex Frotsche r, que altera a Lei Orgânica do Município de Indaial.

Projeto de Lei Ordinária nº 4/2017, do vereador Diego Pandini, que institui, no âmbito do município de Indaial, o “Dia do Rock”, e dá outras providências.

PROJETO DE LEI

Aprovado em 1ª votação o Projeto de Lei Ordinária nº 7/2017, do Poder Executivo, que autoriza a doação de veículos ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Indaial.


MOÇÃO

Do Vereador Osvaldo Metzner: requer envio de Moção de Apelo à direção da UNIMED solicitando que mantenha aberto o escritório na cidade de Indai al.

REQUERIMENTOS

Da Vereadora Aurora Antunes Coelho: solicita informações referentes ao Residencial IPÊ, empreendimento habitacional do programa Minha Casa, Minha Vida, questionando o prazo de entrega deste empreendimento; os empecilhos para a conclusão e entrega da obra, com envio das etapas que faltam; se há fiscalização no residencial Ipê, com o nome do responsável da Prefeitura pela fiscalização e pelo setor; se existem projetos de habitação popular por parte do Município, com a identificação dos projetos e informações sobre o andamento.

Do Vereador Diego Pandini: requer a complementação das informações solicitadas no requerimento 03/2017, disponibilizando as cópias dos anexos II, III e IV do Contrato de Programa dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Indaial, número 154/2016, firmado entre Prefeitura e a Casan.

Solicita informações sobre a quantidade de unidades consumidoras que já contribuem com a taxa de tratamento de esgoto; relatório constando as ruas que já estão sendo atendidas com a coleta, transporte, tratamento e disposição final adequada do esgoto sanitário; a forma como a notificação do usuário, pela Casan, para que efetue a ligação na rede coletora de esgoto é disponível, com envio da cópia de notificação; se as notificações dos usuários de uma rua são feitas ao mesmo tempo; se é encaminhado ao usuário algum outro tipo de informação individual sobre o procediment o, prazo e responsabilização referente à ligação na rede coletora de esgotamento sanitário.

Do Vereador Fábio Fritz: requer informações sobre a ponte coberta do bairro Warnow, questionando se existe prazo para reforma da ponte, se afirmativo, com o prazo, valores que serão empregados e empresa executará a obra; com cópia de orçamentos prévios realizados para recuperação da ponte.

Do Vereador Flávio Augusto Ferri Molinari: solicita informações sobre o andamento do processo de aquisição de um ônibus para o transporte de participantes da terceira idade no Centro de Convivência; se os recursos referentes à emenda parlamentar do Deputado Edinho Bez, no valor de R$250 mil, que seria destinada a Indaial para aquisição do veículo foram liberado s.

Do Vereador Valentim Blasius: relatório contendo número de Agentes de Saúde por bairro no município de Indaial; se existe a possibilidade de nomear um agente de saúde para o bairro Mulde, com a máxima urgência e, caso não seja possível, informar as razões.

Solicita informações sobre a data de término de contrato, firmado pelo Município, que prevê irrigação das ruas de Indaial, se existe a possibilidade de prorrogação do contrato; se há programação de nova licitação para a irrigação das ruas, com informações das datas.

Requer informações técnicas sobre o motivo da falta constante de água na rua Uruguaiana, no bairro Encano do Norte.

Dos Vereadores Fábio Fritz, Altair Brass iani, Osvaldo Metzner e Valentim Blasius: solicita informações sobre as providências que serão adotadas para auxiliar / solucionar os problemas apontados na reunião realizada com vereadores, membros da APP da Escola Básica Municipal Rudolf Alfarth e o prefeito de Indaial, André Luiz Moser; se o Poder Executivo encaminhou algum estudo ou documento para melhor avaliação da situação, com as devidas respostas; e se há previsão para que os vereadores e os membros da APP da escola sejam informados das providências.


INDICAÇÕES

Do Vereador Alex Frotscher: manutenção e roçada/limpeza nas ruas Hardwig Reguse e Hermann Gutz.

Do Vereador Altair Brassiani:
recolhimento dos entulhos depositados indevidamente sobre a calçada na rua Bolívia, em frente ao n° 115; patrolamento e roçada nas laterais da rua São Domingos; roçada / limpeza nas laterais da rua das Nações, em frente ao n° 390.

Da Vereadora Ana Paula Reiter: implantação de uma travessia elevada para pedestres na rua Mariana, próximo ao n° 273; macadamização e patrolamento na rua São João del Rei.

Do Vereador Antônio Carlos Fink: macadamização e patrolamento no acostamento da BR 470, Km 67, n° 2933, trecho compreendido entre a Loja Feirão do Jens até a rua Antonina.

Da Vereadora Aurora Antunes Coelho: parceria com a Associação de Moradores do Bairro João Paulo II, objetivando a cessão do espaço onde estava instalado o Campo de Futebol, na rua São Pedro , no bairro João Paulo II, e que é de propriedade da Prefeitura Municipal de Indaial.

Da Vereadora Caroline Laís Bertoldi: roçada da área verde localizada na rua Massaranduba, esquina com a rua Luis Alves; reparos na rede de iluminação pública da rua Tubarão; recolocação de tachões na rua Marechal Deodoro da Fonseca, defronte à Verdureira Loes.

Do Vereador Diego Pandini:
manutenção/patrolamento do acesso ao Cemitério da Comunidade Luterana do Encano Central; instalação de um bebedouro e uma lixeira no parquinho de acesso público do residencial Vitória Régia, situado na rua Adolfo Molinari; autorização para que os clubes de carros antigos utilizem a rua Frederico Struwe (Beira rio) para promoverem exposição de seus veículos, em finais de se mana em que a rua esteja fechada para o trânsito normal de veículos.

Do Vereador Fábio Fritz: vistoria e posteriores providências visando a ampliar a largura das passarelas, bem como aumentar a altura do guarda corpo (mureta) da Ponte Carlos Schroeder; inclusão da rua José Floriano (Loteamento Residencial Vila Nova) no cronograma de pavimentação por meio do Regime de Mutirão; macadamização e patrolamento na rua Manoel Nicolau Simão; recuperação da ponte pênsil do Warnow; construção de calçadas, Programa Calçada Segura, pelo regime de mutirão, quando da pavimentação da Av. Arnoldo Ebert.

Do Vereador Flávio Augusto Ferri Molinari: instalação de ar condicionado na secretaria da Escola Básica Encano Central, localizada na rua Reinhold Schroeder n ° 8220; estudos objetivando firmar contrato com empresa de telefonia e internet para disponibilização dos serviços à escola, empresas e moradores dos bairros Encano Baixo, Central e Encano Alto; nivelamento / rebaixo do leito da São Borja, em frente ao n° 74, no Encano do Norte; manutenção do sistema de iluminação na Praça do Imigrante, localizada na Avenida Carlos Schroeder; macadamização e patrolamento na rua Liberdade; modernização do sistema atual de iluminação pública de Indaial, utilizando lâmpadas de LED; viabilização de projeto de implantação de um programa de financiamento de caixas d’água.

Do Vereador Jonas Luiz de Lima: conserto de boca de lobo instalada na Avenida Brasil, em frente ao n° 2445; elaboração de um plano de contingência municipal.

Do Vereador Osvaldo Metzner: substituição das lâmpadas da atual rede de iluminação pública da rua 11 de Junho.

Do Vereador Sedenir Caetano (Bagaio): substituição de lâmpadas na rede de iluminação pública da Av. Manoel Simão; patrolamento e limpeza de boca de lobo na rua Johann Schwarz; reparos na pavimentação da rua Cristal; desobstrução da tubulação de esgoto na rua Ametista, próximo ao n° 32; reparos no calçamento no final da rua Castelo Branco, próximo à ponte nova.

Dos Vereadores Altair Brassiani e Alex Frotscher: construção de boca de lobo no lado esquerdo da rua Hilda Elias.

Dos Vereadores Caroline Laís Bertoldi e Diego Pandini:  melhorias na UEI São Judas Tadeu: estud o e possibilidade de instalação de redutor de velocidade na via, melhorias no estacionamento da Unidade, ampliando a parte pavimentada do final da rua Annibale Bogo e demarcação do espaço com instalação de sinalização horizontal; reformas e conserto no muro da Unidade aos fundos do educandário; aquisição de cortador de grama; ampliação do horário de trabalho da zeladora da unidade; auxílio na manutenção das áreas externas; e instalação de caixa de areia coberta no parque recreativo.

Dos Vereadores Fábio Fritz e Altair Brassiani:
instalação de iluminação pública no trecho que liga o bairro Warnow até a divisa com o município de Ascurra.

Moção, requerimentos e indicações aprovados pelo Plen&a acute;rio.

O presidente da Câmara, vereador Osvaldo Metzner, encerrou a sessão ordinária, convidando todos para a próxima reunião, dia 02 de março, quinta-feira, às 18h30.

Pin It