ADR Timbó incentiva o Setembro Amarelo

20160906_150526-1-1

Nós estamos no mês de setembro, e esse mês foi escolhido pela Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, o mês de combate ao suicídio. A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Timbó incentiva a causa e contribui com a campanha colorindo o ambiente da ADR de amarelo no sentido de conscientizar as pessoas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde é possível prevenirmos até nove em cada dez suicídios.  Devido a isso, o Setembro Amarelo é um movimento de conscientização sobre a prevenção do suicídio e a valorização da vida. Desde o ano de 2003 o dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção de Suicídio.  Conforme dados oficiais, diariamente 32 brasileiros tiram suas próprias vidas de modo intencional. Em todo o mundo, anualmente, ocorrem cerca de um milhão de mortes causadas por suicídio.

Conforme informações, para a prevenção é essencial compreendermos que os principais fatores de risco para o suicídio são a tentativa prévia e a doença mental.  Se suspeitarmos de alguém que pensa em fazer isso, podemos auxiliar e contribuir para que a pessoas não cometa. Uma conversa calma e respeitosa pode ajudar.

Com amor e prudência, podemos enfatizar que viver é o melhor que temos a fazer. E que buscar e receber ajuda é uma atitude bonita e de inteligência. Podemos ter os melhores momentos vividos, basta respeitarmos a nossa vida, e a dos outros.

Pin It