7ª Mostra de Bandas e Fanfarras de Indaial reuniu cerca de 900 pessoas no Ginásio Sergio Luiz Petters

_DSC0249

O Ginásio de Esportes Sergio Luiz Petters foi sede de mais um belíssimo Encontro de Bandas e Fanfarras, ocorrido na noite da última sexta, 16 de setembro, em Indaial. Em sua 7ª edição, contou com a participação de dez grupos e reuniu cerca de 900 pessoas, entre público e participantes que se apresentaram.

O evento envolveu diretamente crianças e jovens das escolas indaialenses. Entre os objetivos, a Mostra de Bandas e Fanfarras de Indaial contribui para a promoção e congraçamento entre regentes, instrumentistas e comunidade e para a formação de plateias; enaltece a música nas escolas e dá mais visibilidade às Bandas e Fanfarras indaialenses.

Confira os grupos participantes:

Banda Marcial União do Vale – Colégio Municipal de Indaial

A Fanfarra do Colégio Municipal foi criada em maio de 1990, com o objetivo de integrar um grande grupo em uma atividade sadia e construtiva. Em 1992 foi contratado o instrutor, professor Davi Evangelista Durães, que fez um trabalho de iniciação musical, objetivando transformar a Fanfarra em Banda Marcial. Em 1996 passou-se a denominar-se Banda Marcial União do Vale. Atualmente conta com 50 componentes, entre músicos, corpo coreográfico, porta-bandeiras e porta brasão. A Banda Marcial faz parte do projeto Musicalização Para Todos e continua sob a instrução do professor Durães.

Fanfarra de percussão simples – Escola Básica Municipal Leopoldo Simão

A Fanfarra da Escola Básica Municipal Leopoldo Simão iniciou suas atividades em agosto de 2011, a partir da iniciativa da Secretaria de Educação em adquirir os instrumentos. Tem como objetivo o contato com a música, a socialização entre os alunos e apresentações diversas. Contemplando alunos do 4° ao 9° ano, conta hoje com 40 integrantes, divididos em linha de frente, baliza, corpo coreográfico e corpo musical. Conta com apoio integral da direção e APP da escola. Tem como baliza Eduarda Macedo, regente Sabrina Lance e coreógrafa Andreia Ruf da Rosa.

Fanfarra de percussão simples – Rudolfo Alfarth

A Fanfarra da Escola Rudolfo Alfarth iniciou suas atividades em julho de 2015, com o objetivo de despertar o encantamento de seus alunos pela música, bem como auxiliar no desenvolvimento pedagógico. Desde o seu início, a fanfarra buscou valorizar e incentivar os alunos participantes, aprimorando suas habilidades musicais. A fanfarra Rudolfo Alfarth é composta por 19 alunos, toca instrumentos de percussão simples, tem duas balizas pertencentes às séries finais do ensino fundamental e é regida pelo professor Jean Carlos Corrêa. Os toques da fanfarra foram construídos pelos próprios alunos, com a coordenação do professor, possibilitando oportunidades de aprendizado aos integrantes.

Percussão simples – Banda Rítmica Raul Knop

A Fanfarra iniciou suas atividades no ano de 1975, com os ex-alunos Raul Knop (in memoriam), Luiz Antonio Polidoro, Gilberto Buchner e Ivo Ebert, os quais desmontaram uma bateria do ex-conjunto Glória, tendo como um dos integrantes Rudibert Knop (in memoriam), pai de Raul Knop. A fanfarra foi crescendo, e em 1990 passou a denominar-se Fanfarra Rítmica Raul Knop. Atualmente está sob o comando de Daiane Cristina Anacleto, e é composta por 32 integrantes, todos alunos.

Fanfarra de percussão Úrsula Kroeger

A Fanfarra Escola Básica Professora Úrsula Kroeger foi constituída no ano de 2015. Conta hoje com 28 integrantes, além de baliza, mor e corpo coreográfico, e tem como regente a orientadora educacional, professora Anelise Feuser. Os participantes fazem ensaios semanais, e para isso utilizam o espaço da escola. Constantemente, em parceria com o Fórum Municipal de Indaial e a Secretaria de Educação e também com recursos próprios, a escola vem investindo na melhoria e ampliação dessa fanfarra, garantindo mais participação dos alunos.

Fanfarra de percussão simples – Escola Básica Municipal Professora Anna Alves Dias

A Fanfarra iniciou em 2003, quando a Escola recebeu a doação de diversos instrumentos musicais pela Guarda Mirim, que fazia ensaios na Igreja Católica São Cristóvão, no bairro Encano do Norte. Desde então, a escola se apresenta publicamente no desfile Cívico Municipal de 7 de setembro. Foram instrutores da fanfarra os professores: Fabiano, Fernando Kuhnen, Sabrina Lance e Anelise Feuzer. Atualmente é conduzida pelo professor Fernando Rothenburg e conta com 20 componentes.

Fanfarra de percussão simples Unidos pela Educação

A Escola Básica Municipal Professor Mario Bonessi, situada no bairro Benedito, conta com a fanfarra “Unidos pela Educação”, adquirida através de projeto realizado em parceria com o Fórum, Prefeitura de Indaial e APP da escola. Hoje está sob a regência da professora Karine Constantino, que coordena também a Comissão de Frente, composta por 12 alunas do grupo de dança da escola. Tem 38 integrantes no total.

Fanfarra de percussão simples Unijovem – Arapongas

A Fanfarra da Escola Básica Municipal Arapongas iniciou suas atividades no ano de 2010. Seu repertório é bem variado, contando com diversos ritmos brasileiros. Os alunos gostam muito de participar dos ensaios, e a comunidade, de forma geral, tem um carinho muito grande pelo grupo e procura estar sempre presente nas apresentações. Todos os anos participam de eventos culturais e encontros de bandas e fanfarras, bem como de desfiles cívicos. Tem 30 integrantes, e como regentes Patricia Tomaselli e Julia Dalri.

Fanfarra Maria da Graça

A Fanfarra Maria da Graça, da Escola Básica Municipal Professora Maria da Graça dos Santos Salai, é composta por alunos do 4º ao 9º ano, que utilizam 20 instrumentos de percussão e 20 instrumentos de sopro. Iniciou suas atividades em 2011. A coordenação da fanfarra está a cargo do professor de música, Fernando Rothemburg. A fanfarra tem como objetivo contribuir para a formação integral do indivíduo, reverenciar os valores culturais, difundir o senso estético, promover a sociabilidade e a expressividade, introduzir o sentido de parceria e cooperação e auxiliar o desenvolvimento motor, trabalhando com a sincronia de movimentos. Conta com 40 integrantes.

Banda de Percussão Melódica – Fanfarra Raulino Horn

A fanfarra Alunos e Amigos da Escola de Educação Básica Raulino Horn reiniciou suas atividades em 22 de maio de 2005. Ela é composta por 22 alunos da EEB Raulino Horn, entre músicos e comissão de frente. Tem como professor José Roberto Furtado. No ano de 2014 teve o intuito de trazer a música como meio de transmissão de valores estéticos, incluindo somente alunos para a Fanfarra Escolar.

Graciely Guesser Ramos

Pin It