Torneio de Verão de Futsal de Indaial é sucesso de público

P1030339

O Torneio de Verão de Indaial, considerado a melhor competição de futsal do sul do Brasil, atendeu e superou todas as expectativas na edição 2017, tanto em questão de público como de nível técnico. A disputa final pela taça da categoria Adulto Federados ocorreu na noite do último sábado, 4, no Ginásio de Esportes Sérgio Luiz Petters, entre a Gráfica 3 de Maio e Loes. Numa partida acirrada, a Gráfica 3 de Maio/AGFA/JCA venceu a Hemmer/HLS/Loes por 2 a 1, sagrando-se campeã pelo terceiro ano consecutivo.

O público esteve em peso, prestigiando o jogo no Ginásio Sérgio Luiz Petters, que registrou sua capacidade máxima. Em frente ao Ginásio também foi montado um super telão – telão de 13×9 metros, considerado o maior telão para cinema ao ar livre do estado de Santa Catarina, que reproduziu a partida final da competição. Aproximadamente 600 pessoas assistiram a partida do telão. O Torneio de Verão 2017 ainda registrou quase nove mil pagantes nas 13 noites de competição.

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes de Indaial (FME), Marcio Moisés Selhorst, parabeniza as equipes finalistas por merecidamente estarem na final. “Elas apresentaram a melhor hegemonia de qualidade técnica e coletiva. A coletividade foi o diferencial para a Gráfica, superando a forte Loes, que contava com goleiro de nível de seleção e dois jogadores de renome nacional. De modo geral, a competição contou com a participação em quadra de atletas de renome nacional e internacional. O torcedor foi o mais contemplado com esse nível. As crianças também puderam conhecer de perto esses atletas, recebendo camisas e autógrafos de jogadores”, avalia.

Uma das novidades da edição 2017 foi a retomada da categoria Sub 18. Seis equipes de Indaial e região competiram. “Os jogadores dessa categoria são o futuro do futsal, onde despontam novos talentos. É a renovação dos plantéis das equipes, a oportunidade de os atletas apresentarem o seu futsal”, ressalta o diretor da FME. A final foi disputada também no sábado, 4, entre as equipes SME Rodeio e Loes Materiais de Construção. O Loes levou a melhor, pelo placar de 6 a 2.

Marcio comenta que após o torneio será realizada uma avaliação junto às equipes participantes para verificar o que deu certo e o que pode ser melhorado. “Buscamos a excelência no torneio, sabemos que não agradaremos a todos, mas trabalhamos para apresentar o melhor futsal do sul do Brasil. Agradecemos a parceria com as entidades, demais secretarias municipais, empresas, patrocinadores, público, voluntários, funcionários e equipes, todos que contribuíram para mais uma edição de sucesso”, enfatiza.

Para o prefeito de Indaial, André Moser, o “Torneio de Verão é um orgulho para a cidade, já virou tradição em Indaial. Todo início de ano, as pessoas esperam pela competição. O esporte une as famílias de toda a região. Vamos trabalhar para melhorar cada vez mais o torneio. Esse ano trouxemos novidades que foram um sucesso como o telão para quem não pode assistir a final de dentro do ginásio, o retorno da categoria Sub 18 e a Feira de Rua no último dia da competição”.

O diretor da FME adianta que para a próxima edição – 2018 – já são prospectadas novidades. “Pensamos em estender o torneio para três semanas, iniciando a competição mais cedo; queremos também trazer mais equipes – em 2017 foram 12 – e redefinir o número máximo de atletas federados permitido por equipe”, comenta.

Paralelo à final do torneio foi promovida pela Fundação Indaialense de Cultura e Departamento de Turismo e Eventos a 1ª “Bummeln – Feira de Rua”, na Avenida Getúlio Vargas, que reuniu artesanato, trabalhos manuais, antiguidades, colecionáveis, brechó de roupas, música, literatura e uma mostra de carros antigos. “A feira veio a somar no torneio. Para 2018 queremos agregar mais”, expõe o diretor da FME.

 

Graciely Guesser Ramos

Pin It