Globo decreta o fim do “Esquenta!” e encomenda novo projeto à Regina Casé

Regina-Casé-cortada

Agora é oficial: o último “Esquenta!” será exibido em 1º de janeiro. Qual a novidade disso, se o RD1 já havia antecipado essa data por várias ocasiões? É que, desta vez, não se trata do encerramento da temporada. A Globo bateu o martelo e o dominical deixa a grade, em definitivo, já a partir do próximo ano.

Mas, de acordo com a jornalista Patrícia Kogut, Regina Casé ficará afastada do vídeo por pouco tempo. Isso porque a emissora já encomendou a apresentadora o projeto de uma nova atração, que deve absorver elementos da atual temporada do “Esquenta!”. É um desejo da atriz manter “a relevância do conteúdo e seguir visitando a casa de pessoas anônimas”.

Em meio às semelhanças, pelo menos uma diferença para o “Esquenta!” já está demarcada: os planos são de que o novo programa seja exibido em um outro dia – os domingos já estão completamente fora de questão – possivelmente durante a semana, na faixa noturna, ocupando uma das vagas da linha de shows. Vale lembrar que as gravações desta temporada já se encerraram e toda a equipe que trabalhava com Regina Casé foi realocada para outras produções.

Relembre a história do programa

Criado em 2011, como um projeto de verão – a ideia era tratar de tudo aquilo que caracteriza esta época: das simpatias e costumes praticados na noite de Réveillon às comemorações do Carnaval pelo Brasil -, o “Esquenta!” estreou em 02 de janeiro de 2011 e teve como um de seus títulos provisórios “Regina de janeiro, fevereiro e março”.

O programa foi muito bem em seus primeiros anos, quando era exibido em esquema de temporadas. Em 2013, a Globo chegou a inverter o horário do “Esquenta!” com a sessão “Temperatura Máxima”, mas a manobra não fez muita diferença em termos de audiência e foi desfeita já no ano seguinte, quando, entusiasmada com os índices, a Globo concedeu à atração de Regina Casé o status de programa fixo na grade.

Curiosamente, foi nessa mesma época que o “Esquenta!” começou a apresentar sinais de desgaste, acentuados pela chegada de Geraldo Luis aos domingos da Record. Em 2014, Regina voltou ao ar em 13 de abril, ao passo que o “Domingo Show” estreou poucas semanas antes, em 23 de março. Já em seus primeiros programas, o jornalista deu sinais de que incomodaria a hegemonia da emissora carioca.

Por fim, no ano passado, o esgotamento do formato atingiu seu ápice. Foram várias as derrotas para Geraldo Luís em São Paulo – o programa era considerado carioca demais -, que motivaram a Globo a buscar outras opções para o início das tardes de domingo. A emissora, então, fixou um rodízio de atrações para essa faixa.

O “Esquenta!”, então, ganhou sobrevida e voltou ao ar em 16 de outubro deste ano. Para tentar recuperar o público, a atração de Regina Casé passou por mudanças e passou a mesclar as gravações em estúdio com externas feitas pela apresentadora, que visita a casa de famílias em todo o país, aproveitando para apresentar cenários marcantes das principais capitais brasileiras.

RD1

Pin It