FIC sedia exposição comemorativa aos 90 anos da Ponte dos Arcos

Print

No dia 10 de outubro, a Ponte Emílio Baumgart, popularmente conhecida como Ponte dos Arcos, em Indaial, completará 90 anos. Em alusão à data, a Fundação Indaialense de Cultura Prefeito Victor Petters e o Arquivo Histórico Municipal Theobaldo Costa Jamundá se uniram para criar uma exposição comemorativa de 3 a 16 de outubro.

Dentro da exposição, haverá a exibição do filme de inauguração da Ponte. O filme, de 1926, mostra como eram as vestimentas usadas na época, assim como retrata autoridades e políticos daquele tempo, quando Indaial ainda fazia parte de Blumenau. Merece destaque também o autor por detrás da câmera: o italiano naturalizado brasileiro José Julianelli (1883-1971), um dos pioneiros do cinema em Santa Catarina. A comunidade que vier prestigiar a exposição entrará numa espécie de túnel do tempo e poderá assistir ao filme do Julianelli, em diferentes horários, até o dia 16 de outubro.

Outros destaques da exposição são fotografias e pinturas retratando a Ponte dos Arcos, em diferentes épocas, e mostrando como ela fez parte do imaginário da cidade ao longo desses 90 anos.

O local da exposição é o salão de eventos da Fundação Indaialense de Cultura Prefeito Victor Petters, localizada à rua Dr. Blumenau, 5, com visitação no horário das 8h às 12h e das 13h30 às 21h.

Graciely Guesser Ramos

Pin It