FIC sedia Exposição Coletiva “Papéis” a partir de 1º de setembro

Convite Exposição Coletiva - Papéis

A Fundação Indaialense de Cultura (FIC) sediará de 1º a 12 de setembro a Exposição Coletiva “Papéis”, dos artistas Rosemarie Ehrat, RRPieritz e Valmir “Mezenga” Alves. O objeto da mostra coletiva é falar sobre artistas, oriundos dos cursos de Desenho da FIC, que encontraram no papel o suporte ideal para o desenvolvimento de suas ideias, utilizando, para isso, as mais diversas técnicas, como desenho, pintura e gravura, bem como diferentes materiais, como lápis aquarelável, tinta óleo, tinta acrílica, nanquim, tinta aquarela, pastel seco, sanguínea, lápis sépia, entre outros.

O papel é uma substância orgânica composta de fibras da celulose das plantas, e o artista é um ser orgânico composto principalmente de sonhos. O papel é onde o artista primeiro projeta sua alma, o espaço para a primeira inspiração, o primeiro croqui, o esboço, a primeira impressão. É a morada inaugural da ideia palpável da criação, visual e material. É nele que a arte nasce. Em suas fibras constroem-se traços e texturas, linhas retas e curvas, moldam-se pensamentos, delineiam-se projetos, devaneios e estudos sem os quais o artista não poderia terminar sua criação. Assim foi com Michelangelo, Da Vinci, Rubens, Monet, Picasso e tantos outros que utilizaram o papel como suporte em suas obras.

A visitação poderá ser realizada durante o período, diariamente das 8h às 12h e das 13h30 às 21h. A FIC está situada na rua Dr. Blumenau, 5, Centro.

Graciely Guesser Ramos

Pin It