Exposição “Um olhar sobre a fotografia e a história de Indaial” abrirá no dia 15 de julho na FIC

Print

Novos olhares sobre Indaial. Parece estranho falar de novos olhares ao se analisarem fotografias antigas, mas o novo olhar é no sentido de ver a história de outra maneira. Indaial possui uma história muito rica e interessante, porém, pouco explorada. A exposição “Um olhar sobre a fotografia e a história de Indaial” tem como objetivo trazer ao público uma visão diferente de sua cidade e a criação de novas possibilidades de pesquisa histórica, olhar novos ângulos, novas reflexões, problematizações.

O olhar do historiador: o historiador é um profissional que enxerga inúmeras possibilidades dentro da história. Longe de encará-la como um produto acabado ou então como algo que necessite de um resgate, como se estivesse pronto apenas aguardando alguém lembrar, ele sabe que a história é uma construção. É o homem do presente que olha para o passado, procurando questões para o presente, e olha para o passado com o olhar do presente.

As imagens são produtoras de conhecimento, possuem histórias. Fazem parte do instrumental à serviço do historiador. O historiador procura nas imagens significados para reflexões ou provocações.

Para a exposição foram selecionadas, pelo historiador da Fundação Indaialense de Cultura, Luiz Cláudio Altenburg, imagens antigas do Arquivo Histórico que buscam refletir sobre a questão das imagens como contadoras de histórias.

A exposição “Um olhar sobre a fotografia e a história de Indaial” abrirá no dia 15 de julho e seguirá até o dia 31 de julho, na sede da Fundação Indaialense de Cultura Prefeito Victor Petters, com visitação das 8h até as 21h diariamente.

Graciely Guesser Ramos

Pin It