Cursos instrumentais ofertados pela FIC contemplam aulas de Piano

P1170191

Um dos objetivos da Fundação Indaialense de Cultura é fomentar a arte no município. Para tanto disponibiliza diversos cursos gratuitos à comunidade, sobretudo na área musical. Uma das aulas ofertadas é a de Piano, sob coordenação da professora Viviane Wendorf May.

O curso de Piano caracteriza-se pela prática instrumental, linguagem musical e apresentação individual. “O objetivo é que o estudante domine as noções básicas do instrumento, desenvolvendo habilidades para a influência musical por meio da apreciação, técnica, leitura, exercícios práticos e teóricos e execução de diversos repertórios”, explica Viviane.

Dessa forma, o aluno irá conhecer as características do piano, adquirir hábitos adequados de estudo, treinar a concentração aos diversos aspectos da prática instrumental e aprimorar a leitura da notação musical.

As aulas acontecem uma vez por semana e tem duração aproximada de 50 minutos. Podem participar crianças a partir dos sete anos. A professora comenta que é necessário o estudo diário do instrumento, por isso o recomendado é que o aluno tenha um piano ou piano digital para que possa estudar.

O curso está dividido nos níveis iniciante e intermediário. No nível iniciante, o aluno aprende sobre ritmo, nome das notas, valores das notas, fórmulas de compasso, bemóis e sustenidos, escalas e arpejos maiores, acordes maiores, repertório variado, solfejos rítmicos e atividades teóricas. Já no nível intermediário o conteúdo compreende escalas e arpejos maiores e menores, acordes maiores e menores, solfejos rítmicos e melódicos, atividades teóricas e peças do repertório erudito ao popular.

Além das aulas na FIC, os alunos se apresentam nas Audições Musicais que ocorrem duas vezes ao ano.

Sobre a professora

Viviane Wendorf May é graduada em Música pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb) e pós-graduada em Educação Musical pelo IPGEX – Instituto de Pós-Graduação e Extensão. Iniciou seus estudos em música no ano de 1999, na Missão Evangélica União Cristã (MEUC), em Jaraguá do Sul, onde também participou do Coral Feminino da MEUC.

Em 2008 morou na Alemanha. Lá teve a oportunidade de participar do Coro da Igreja Luterana de Ottobrunn e também obteve aulas de piano com o professor Joseph Frank, além de realizar estágio de musicalização infantil com as professoras Marylyn Ryder e Claudia Kampel, na Rosmarie Theobald Musikschule.

Em 2011 iniciou suas atividades no Centro de Educação Infantil Bom Pastor como professora de musicalização infantil no qual trabalha atualmente. Foi professora de música da rede municipal em 2015. Hoje trabalha no Cetisa, em Timbó, com aulas de música na Educação Infantil e Ensino Fundamental. É professora da FIC desde 2007. Integra o Coral da FIC desde 2013. Atualmente trabalha como professora de musicalização, flauta-doce, piano e coral infantojuvenil.

Graciely Guesser Ramos

Pin It