Concerto de Inverno da Orquestra de Câmara de Indaial e Coral da FIC será nesse sábado (8)

Nesse sábado, 8 de julho, a Orquestra de Câmara de Indaial e o Coral da Fundação Indaialense de Cultura (Coral da FIC) realizam a 8º edição do “Concerto de Inverno”, na Câmara de Vereadores (Rua Prefeito Frederico Hardt, 148, Centro), às 20h. A entrada é franca.

Com 30 músicos e 20 cantores, orquestra e coral irão apresentar um repertório diversificado, com obras de compositores consagrados da música erudita, desde a Renascença, como a famosa canção “El grillo” – uma pequena brincadeira cantada e trechos de cantatas alemãs, além de obras para orquestra como “Habanera” e “Carmen”, de George Bizet.

Sobre a Orquestra de Câmara de Indaial

concerto de inverno de 2016 - foto Heinz Beyers

A Orquestra de Câmara de Indaial teve seu Concerto de Abertura em 14 de novembro de 2002. Integrada e administrada pela Fundação Indaialense de Cultura, conta com 30 músicos estudantes de música da cidade e região. É um laboratório para músicos que desejam aprofundar conhecimento prático. Alunos que já passaram pela Orquestra de Câmara de Indaial estão sendo aceitos em conceituadas instituições de música espalhadas pelo país, cumprindo assim o seu papel de impulsionar uma nova geração de artistas dentro do seu contexto social. No repertório encontram-se obras do período Barroco até o século XX e também temas de filmes. É regida pelo professor e maestro Paulo Lira.

A Orquestra é composta pelos integrantes: Violino I – Ewilin Sophia Vogel (spalla), Tauana Maiara Ossemer, Yasmin Blunk, Rafael Alexandre Mensor e Amabile Grott; Violino II – Guilherme Fuck (principal), Vitória Casagrande Trentin, Primolla Tereza Maliszeski, Johan Sebasthian Lang, Roselene Theis Vogel, Adriano Mentoni Schütz, Raysa da Rocha e Lucia Ferreira dos Santos Sousa; Viola – Lucas Rian Eggert (Principal), Lais de Faria Ewald e Guilherme Luiz Roque dos Santos; Violoncelo – Gabriel Fuck (principal), Bárbara Bianca Moser Gonçalves, Decio Fernando Saut e Clayton Salvador; Contrabaixo – Marcio Rodrigues Alves Ferreira, Flauta de bisel e Daniel Felício Duve; Oboé – Andrey Cesar Sabino; Clarinete – Alexandre Felipe Lira (professor) e Artur Cimardi.

Sobre o Coral da FIC

Fundado originalmente por componentes da Família Rotária de Indaial, era regido pelo maestro Werner Arnold. Integrou-se às atividades da Fundação Indaialense de Cultura em março de 1994, passando a ser composto por membros de toda a comunidade de Indaial, e a partir de então denominou-se “Coral da Fundação Indaialense de Cultura”.

De 1994 até 2008 foi regido pelo maestro Telmo Elias Locatelli. Depois de um período de quatro anos sem atividades o Coral da FIC retomou seus ensaios em maio de 2012 com um grupo de 12 cantores selecionados, com vasta experiência na prática coral sob a direção artística e regência do maestro Paulo Lira, que é professor de música e regente da FIC.

O Coral é misto e tem como proposta o elevado nível técnico e artístico de seus integrantes, aliado a um repertório que vai da música sacra e clássica até a música popular e folclórica, dando ênfase na qualidade de suas interpretações, como também trabalhos em conjunto com os grupos camerísticos da cidade e região. Nesse período de renascimento o Coral da FIC já mostrou seu trabalho em diferentes apresentações no município na qualidade de coro solista dos Concertos de Advento de Indaial, dos espetáculos de Autos da Paixão e de Natal, além de apresentações em conjunto com a Orquestra de Câmara de Indaial e com o Grupo de Teatro “Trapos e Farrapos” dos alunos da FIC. O Coral faz no início de cada ano audições para seleção de novos cantores que desejam integrar-se ao grupo.

Tem como integrantes: Sopranos – Helga Ittner, Lucia Ferreira dos Santos Sousa, Milena Grasmuk, Iria Paterno e Fernanda Maria Schulz; Contraltos – Helma Ittner Grasmuk, Viviane Wendorf May (professora) e Luana Leona Morell; Tenores – Daniel Grasmuk, Edson Blunk, Marcos Antonio Hansch, Braion Vinicius Hansch, Clayton Salvador e Elvis Tenores Maciel; Baixos – Renold Grasmuk, Aminadab Messias de Souza, Luciano Cesar Teske e Lourival Schlegel.

Graciely Guesser Ramos

Pin It