Alunos da Escola Germano Brandes Jr. se destacam em apresentações com o Grupo de Dança Stella Alpina

Alunos da Escola de Educação Básica Germano Brandes Junior, que pertence a Gerência de Educação (Gered) da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Timbó, integram o Grupo de Danças Italiana Stella Alpina, de Indaial. No mês de novembro esses alunos se destacaram no Festival Dança Catarina, competindo com bailarinos de todo o Estado. O Grupo de Dança ficou com o segundo lugar no Festival, na categoria Danças Populares, com a coreografia Intorno a la Panchina, sob a coordenação da professora e coreógrafa Samanta Farias. “Estamos muito felizes em ter competido com grandes grupos de todo o Estado, foi uma experiência incrível, e trazer o segundo lugar para nossa escola nos orgulha muito e mostra o potencial que temos em nossa cidade”, ressalta a coreógrafa.

IMG-20161128-WA0016

Segundo Samanta, o nível do Festival Dança Catarina está cada ano mais elevado. Mais de 1,2 mil dançarinos competiram com 55 coreografias. Dessa etapa participaram 53 escolas, classificadas nas etapas microrregionais das ADRs. O Festival Dança Catarina deste ano foi realizado em Itá, e todos os dançarinos que competiram são alunos da Escola Germano Brandes Junior. A professora agradece o apoio da Escola e direção.

O Grupo de Dança existe através de parceria entre a Escola Germano Brandes Junior, a Fundação Indaialense de Cultura (FIC) e o Circulo Trentino di Indaial.  Atualmente o Grupo conta com 45 integrantes divididos em três categorias: mirim, infantil e juvenil. As aulas acontecem na FIC e na Escola. De acordo com a coreógrafa, Stella Alpina ou Edelwais, é a flor da integração, da amizade e da confraternização.

 

O Grupo conta com integrantes de várias escolas do município de Indaial e, além do Festival Dança Catarina, já participou do Festival de Dança de Joinville, Prêmio Desterro em Florianópolis, FestÍtália em Blumenau, Festa do Imigrante em Timbó, Festa Per Tutti em Ascurra, dentre outros eventos culturais em toda região. “O Grupo tem como proposta a participação na dinâmica cultural da história através da dança, evidenciando características da italianidade”, enfatiza Samanta.

Pin It